Newsletter
Informativos
Visualizar no navegador | Enviar para um amigo
 
 
Nova edição da revista EasyCOOP: Na capa o presidente da OCB Márcio Lopes

Olá, como vai?

A esperança renasce e o cooperativismo deve, no pós-Covid-19, ganhar ainda mais força no Brasil. Com o avanço nas pesquisas em diversas frentes, a expectativa é que muito em breve tenhamos vacinas contra a doença. Até lá, porém, é imperioso manter todos os cuidados para evitar contaminações. Ainda há muitas nuvens no céu. A dor pela perda de cem mil vidas soma-se a uma terrível crise econômica, com milhares de empresas falidas, explosão do desemprego e elevado endividamento.

Nesse cenário, preparamos esta edição para mostrar a você, caro leitor, como a união de esforços, marca do cooperativismo, foi determinante e exemplar no enfrentamento da pandemia. Em nossa reportagem de capa, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirma que “o cooperativismo sempre se destacou por sua capacidade de passar pelas crises, com prejuízos menores do que as outras empresas”. Para ele, “o grande diferencial das cooperativas é a participação ativa de seus membros”. Em entrevista exclusiva à EasyCoop, Márcio prega inovação e diz que “pensar em cooperativismo é refletir sobre novas formas de se trabalhar em rede, conectar pessoas para somar esforços e dividir resultados”. Ele comenta ainda o Plano Safra 2020-2021, a ampliação da coleta de dados no cooperativismo e a necessidade de, na reforma tributária, garantir a manutenção do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo.

Já o vereador paulistano Paulo Frange (PTB), um entusiasta do cooperativismo, diz que dias melhores virão para o sistema. Também em entrevista exclusiva, ele defende a Lei paulistana que permite a livre participação das cooperativas em licitações públicas e destaca a Lei de sua autoria que garante recursos à conservação de escolas. Se reeleito, vai manter a luta pela aprovação do PL 449/2016, que isenta cooperativas do recolhimento de ISS, em especial de reciclagem e da agricultura familiar.

Em três artigos especiais, você poderá conferir como três pilares do cooperativismo foram e são fundamentais no enfrentamento da crise deixada pela Covid-19. A deputada estadual Márcia Lia (PT-SP) destaca as Ações Sociais do cooperativismo em contraponto aos sistemas produtivos que levam em conta o lucro e não o bem-estar das pessoas e dos seres vivos que habitam o planeta. O consultor Marcelo Correa Medeiros mostra a força da Intercooperação. E Michelle Ramos, da Zaia Comunicação, ensina como a comunicação é fundamental para mostrar a cooperados e comunidade os benefícios oferecidos pelas cooperativas.

Também convidamos você a conhecer as três cooperativas destacadas nesta edição - a LifeCoop, da área saúde, com sede em Salvador, que iniciou suas atividades em 31/12/2017 e já conta com 704 cooperados, 90,48% mulheres; a cooperativa de crédito Sicoob Cecres, fundada em 1985 e com sede em São Paulo, que reúne 15.723 cooperados e se destaca por colocar o bem-estar de cooperados e clientes em primeiro lugar; e a cooperativa de transporte Coopgraneis, do Espírito Santo. Foi fundada em 1992. A excelência no atendimento é considerada pela diretoria como o grande diferencial no competitivo mercado de transporte de cargas.

Confira ainda o artigo do consultor Dorly Dickel sobre tributação nas cooperativas, envolvendo crédito presumido do ICMS; e nossas duas páginas de Coopernotas.

Para você, uma mensagem especial: a pandemia trouxe sofrimentos e perdas. Saia dela mais preocupado com o ser humano e com justiça social. Isso é cooperativismo!

Beijos

Sandra Campos
Editora da Revista EasyCoop
www.easycoop.com.br
Celular 11-948-137-799

 
NOTÍCIAS

 
É hora do cooperativismo de plataforma
  As plataformas digitais que ofertam produtos e serviços já faziam parte de nossas vidas e ganharam relevância nos últimos tempos

Cooperativa da agricultura familiar baiana coloca no mercado pasta de amêndoa de castanha de caju
  A agricultura familiar baiana está sempre trazendo inovações e produtos diferenciados. A novidade dessa vez fica por conta da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), de Ribeira do Pombal, no Sertão Baiano, que acaba de lançar a pasta de amêndoa de castanha de caju.

Como cooperativas da agricultura familiar conseguem manter a produção ativa durante a pandemia?
  A experiência vem do Rio Grande do Norte. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, muitos agricultores e agricultoras familiares que escoavam a produção basicamente em feiras e acessando políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), viram, da noite para o dia, a realidade mudar drasticamente

Governo do Paraná vai apoiar o cooperativismo nas metas de crescimento
  O governador Carlos Massa Ratinho Junior disse nesta terça-feira (28/07) que o Governo do Estado vai apoiar o cooperativismo paranaense para que alcance as metas do PRC200, plano estratégico elaborado pela Ocepar para atingir R$ 200 bilhões de faturamento nos próximos anos

Apoio da instituição financeira cooperativa é decisivo para desenvolvimento do agronegócio brasileiro
  O Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Sancionada lei que amplia prazo para assembleias de empresas e cooperativas
  O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.030, de 2020, que prorroga o prazo, em razão da pandemia de covid-19, para as assembleias gerais ordinárias (AGOs) de acionistas ou sócios de empresas e de associados de cooperativas

Após 30 anos costurando, artesã retoma sonho por meio do cooperativismo solidário
  Aos 66 anos, dona Lídia Ribeiro de Andrade hoje se diz realizada. Ela, que desde criança descobriu o dom para o artesanato, lembra que já por volta dos 10 anos de idade, quando ia para a roça com a mãe no interior do Piauí, não podia ver um tronco no meio do caminho que já o transformava em arte

Inovacoop disponibiliza conteúdo online sobre inovação para cooperativas
  Antenado com as novidades do mundo digital, o Sistema OCB desponta com ações que envolvem inovação e conhecimento, com vistas em dar base para que as cooperativas se mantenham atualizadas e cada vez mais competitivas no mercado

Entregadores querem criar uma cooperativa
  Com a pandemia da Covid-19, a desigualdade ficou mais evidente no Brasil, visto o que ocorre com os entregados por aplicativo (iFood, Uber Eats, Rappi, outros), que desde o inicio de julho estão fazendo protestos contra o baixo pagamento pelas corrias feitas

Agricultura Familiar e Cooperativismo serão temas de webinário idealizado pela Seapa
  Construir de forma conjunta um ambiente favorável para o fortalecimento da atividade agropecuária por meio da cooperação

 
 
 

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.