Laboratório da Unimed Brusque disponibiliza exame que diagnostica sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação
30/01/2017
A gravidez é sempre um momento mágico na vida de papais e mamães e, a descoberta de uma nova vida sempre provoca várias transformações nas rotinas das famílias. Entretanto, depois da confirmação da gravidez, uma dúvida sempre surge na cabeça dos pais: será menino ou menina?
O exame mais comum para o diagnóstico do sexo do bebê costuma ser a ultrassonografia, realizada por volta da 17ª semana de gravidez, que confirma aos pais a vinda de um filho ou filha. Entretanto, outro exame possibilita de forma mais rápida o conhecimento do sexo do da criança: o de sexagem fetal, que pode ser realizado a partir da 8ª semana de gravidez.
O procedimento é oferecido pelo Laboratório da Unimed Brusque desde dezembro de 2016. O exame não possui cobertura de plano de saúde, entretanto é disponibilizado pelo Laboratório de forma particular para a população de Brusque e região, e tem auxiliado pais na descoberta do sexo antes do ultrassom e em casos em que não é possível visualizar o sexo do feto.
Precisão dos resultados
O farmacêutico bioquímico, responsável técnico e coordenador do Laboratório da Unimed Brusque, Leonardo Fiori explica que para a realização do exame é apenas necessária uma amostra de sangue da mãe, a partir da 8ª semana de gravidez. No teste é possível identificar partes do cromossomo Y, aquele que determina o sexo masculino no ser humano, presente na circulação materna. “Assim, se houver presença desse cromossomo será menino, e em caso de ausência, será menina. Após a coleta, o plasma é separado e o DNA, isolado do mesmo, e submetido à reação de Real Time – PCR (Reação em Cadeia de Polimerase). Esse método, desenvolvido para a determinação do sexo fetal possui excelente sensibilidade com índices de acerto superiores a 98%”, esclarece Fiori.
Além do alto grau de confirmação, entre os demais benefícios do teste o coordenador também destaca que o método não é invasivo e faz com que a gestante não precise de nenhuma preparação especial. “Não há necessidade de jejum para a realização do mesmo e todas as grávidas podem se submeter a ele, sem restrição, a partir da 8ª semana de gestação”, acrescenta.
Para o coordenador, este é mais um exame preciso e importante, disponibilizado pelo Laboratório Unimed Brusque. “Com esse exame, o Laboratório oferece o que há de mais moderno e sensível para a detecção do sexo do bebê durante a gestação, com liberação do resultado em sete dias úteis”, completa.
Resultado mais que esperado
A fonoaudióloga e técnica em enfermagem do trabalho, Micheli Ely, 34 anos, foi uma das mamães que optou pela realização do exame no Laboratório Unimed. Grávida do primeiro filho, logo que soube da gravidez também surgiu a ansiedade em saber se era menino ou menina e ela não pensou duas vezes em realizar o exame. “A curiosidade em saber era muito grande e só tivemos resultados positivos após a confirmação. Sabemos que muitas mães não têm essa curiosidade, optam em saber apenas quando o bebê nasce. Mas se os pais são ansiosos, nada melhor do que esse exame para descobrir”, detalha.
Segundo ela, além da contribuir para o fim da curiosidade em relação ao sexo do bebê, se o exame de sexagem fetal não tivesse sido feito, até a 21ª semana de gestação ela e o marido ainda não saberiam se teria um menino ou uma menina. “Em todos os ultrassons que fizemos a posição do bebê não permitiu que conseguíssemos confirmar o sexo. Ou seja, se não fosse pelo exame até agora estaria na curiosidade e na expectativa”, comenta.
Ao descobrir que seria mãe de um menino, Micheli e a família passaram a se organizar melhor e a curtir ainda mais a gravidez do pequeno Luiz Flávio, que deve chegar entre o final do mês de maio e início do mês de junho. “Saber é muito bom. Apesar de não ter preferência pelo sexo, quando descobrimos tudo mudou, conseguimos nos organizar melhor, as coisas passaram a ter ‘cores’ e ‘temas’, passamos a imaginar o rostinho dele, enfim, e isso é muito bom. Estar grávida é maravilhoso e poder saber se será menino ou menina é ainda melhor”, completou.
Saiba mais
Gestantes a partir da 8ª semana que desejam realizar o exame de sexagem fetal podem entrar em contato com a Unimed Brusque através do telefone: (47) 3251-2499, para mais informações do teste.
Unimed Brusque