Newsletter
Notícias

SICREDI PR/SP/RJ: Central inaugura Espaço de Educação durante assembleia em Curitiba

15/03/2018

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (14/03), na sede da Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba, a Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do exercício de 2017. A ocasião também foi marcada pela inauguração do Espaço Educação Padre Theodor Amastad, um local com várias salas de treinamento e que se transformam em um auditório para 150 lugares. Cada sala do Espaço de Educação foi batizada com o nome de uma personalidade que deixou um legado para o cooperativismo:  Padre Theodor Amstad  - fundador da Sicredi Pioneira RS, a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, e também de muitas outras cooperativas de crédito; Friedrich Willhem Raifeisen - conhecido mundialmente no meio cooperativista por ser o fundador da primeira cooperativa de crédito rural do mundo, em 1864, na Alemanha; Pioneiros de Rochdale - fundadores da primeira cooperativa de consumo do mundo, em 24 de outubro de 1844, em Rochdale-Inglaterra; Mário Kruel Guimarães - precursor do cooperativismo de crédito contemporâneo, que conduziu a reestruturação do sistema cooperativo de crédito, com a criação, no início dos anos 80, da Central das Cooperativas de Credito do RS – Cocecrer/RS, atual Sistema Sicredi; Ignácio Aloísio Donel e Guntolf van Kaick, ambos ex-presidentes da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar)

Ao abrir a assembleia, o presidente da Central, Manfred Dasenbrock, agradeceu a presença dos dirigentes e representantes das 31 cooperativas singulares filiadas e que atuam em 435 municípios, com 547 agências e 1,1 milhão de associados nos três estados. “Estamos encerrando mais um estágio da caminhada das cooperativas que integram a Central Sicredi PR/SP/RJ. O mandato do atual conselho se encerra com o sentimento de progresso e de dever comprido”, afirmou Dasenbrock, lembrando ainda que os números e ações que marcaram a atuação da Central no exercício anterior estão sintetizados no Relatório de Prestação de Contas 2017, que foi entregue durante a AGO.

Em 2017, os investimentos em modernização da rede, aliados a característica das cooperativas de crédito de atuar em regiões em que normalmenteas instituições financeiras não estão presentes, foram alguns dos fatores que impulsionaram o crescimento do Sistema Sicredi.  Some-se a isso, a política de relacionamento que prima pela proximidade e cordialidade com os cooperados, fazendo com que eles se sintam parte do negócio. “Também as cooperativas ligadas à Central Sicredi PR/SP/RJ concentraram esforços na expansão da rede de atendimento para o estado de São Paulo, onde o sistema já atua com 150 agências. Essa tendência continua em 2018 e também fortalece a presença da instituição financeira cooperativas nos demais estados”, disse.

Em seu discurso, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, citou indicadores do cooperativismo e, em especial, do Sistema Sicredi, que expressam a sua importância e representatividade para o setor. “Se tivesse que escolher um número para exemplificar o trabalho do Sicredi, seria o da pesquisa sobre a percepção da população sobre o cooperativismo, trabalho que o Sistema Ocepar encomendou para o Data Censo. Da amostra pesquisada, e que não foi pequena, 85% reconheceu o Sicredi como cooperativa, ou seja, essas pessoas sabiam que o Sicredi é uma cooperativa”, frisou. 

Ricken também parabenizou Manfred Dasenbrock pela liderança e pela iniciativa de homenagear pessoas que ajudaram a construir o cooperativismo no Brasil. “O Guntolf van Kaick, cujo nome foi dado para uma das salas do Espaço de Educação, é o nosso guru. Ele foi o primeiro presidente da Ocepar. É uma pessoa que tem nos inspirado muito porque foi ele quem estabeleceu a linha de trabalho que temos seguido até hoje. Não me considero um substituto dele e nem dos demais presidentes que dirigiram a Ocepar. O que estou fazendo é dar continuidade ao trabalho que essa gente começou e que, com muito esforço, foi conduzido até aqui. É muita responsabilidade, mas garanto que não vai faltar esforço para que esse belo trabalho continue. Por isso, essa homenagem é justa. O Guntolf merece”, destacou.

Para o homenageado, a escolha de seu nome para batizar uma das salas do Espaço é um motivo de orgulho para ele e sua família. “Isto me traz uma grande emoção.  Mas confesso que quando o Manfred pediu que eu liberasse meu nome para chamar uma das salas, levei um tempo, pensei: a quem devo isso? Por que o Sicredi quer dar o meu nome para uma sala de educação? O que foi que eu fiz? Levei uma semana refletindo até que entendi os motivos”, disse.

Segundo ele, uma sala de educação batizada com seu nome é um simbolismo. ‘A sala Guntolf van Kaik homenageia todos os cooperativistas que estiveram envolvidos no desenvolvimento do sistema de cooperativismo de crédito no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro. Este é um grande feito do Sicredi, em homenagear as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do cooperativismo. A Ocepar e a OCB foram grandes artífices para que as autoridades públicas entendessem a importância das cooperativas. Foi uma luta imensa de convencimento, e hoje temos um cooperativismo próspero graças a isso. Parabéns ao Sicredi por reconhecer e homenagear as pessoas que contribuíram para isso”, finalizou.

Durante a AGO, também foi lançado o livro “Chão de Manfred”, escrito pela jornalista Rejane Martins Pires, e que traz a biografia do Manfred Dasenbrock. Houve ainda a entrega do espaço gourmet e salas de descanso para os funcionários, composto por uma cozinha gourmet, sofás, mesas, poltronas, TV, mesa de pebolim, revistas e livros. Segundo o diretor executivo da Central, Maroan Tohmé, “nos inspiramos no jeito da Google e Facebook para oferecer aos colaboradores um espaço onde possam, além de dar uma pausa no trabalho, descansar e trocar uma ideia”.

Informe Paraná Cooperativo

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.