Newsletter
Notícias

No Dia do Meio Ambiente, Unicred MT promove o plantio de mil árvores, beneficiando o planeta e as pessoas

07/06/2021

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último sábado (05.06), uma pequena solenidade, no início da manhã, marcou o encerramento do plantio de mil mudas de árvores no Parque das Águas, em Cuiabá, realizado durante toda a semana. A Unicred Mato Grosso é uma das parceiras do plantio, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), na ação que integra o Projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam).

O fortalecimento das práticas ambientais faz parte do planejamento estratégico da cooperativa e vai ao encontro do atendimento ao 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, direcionando o trabalho para o todo, com foco no desenvolvimento sustentável.

"É um passo importante para a cooperativa, ainda mais quando é feito em parceria com instituições e entidades tão bem representadas, e num momento de pandemia, em que é preciso olhar para o próximo, para o meio ambiente e o futuro", destacou o presidente da Unicred MT, Ronivaldo Lemos.

Segundo ele, a iniciativa traz um orgulho imenso para a instituição. "Estamos aqui para plantar uma ideia, plantar uma árvore e plantar um futuro entre os nossos associados, a cooperativa, a comunidade e as instituições que nos permitiram fazer parte desse projeto. É o mínimo que podemos fazer, ou seja, retribuir a comunidade pensando sempre em algo perene e para o futuro", comentou Ronivaldo.

O diretor geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, com quem a Unicred MT firmou a parceria, afirmou ser resultado da união de esforços. "É uma ação simples, mas que gera resultado. Se cada um de nós, se cada empresa e instituição fizer um ato desse, será bom para a cidade, para todos nós e para as futuras gerações. O Tribunal está sempre imbuído nisso, conforme a agenda 2030 da ONU que o Judiciário participa, e estamos cada vez mais com esse tipo de parceria".

Conforme o vice-presidente da Unicred MT, João Paulo Fortunato, é um marco para a instituição, que este ano completou 30 anos, realizar a entrega para a sociedade de um presente tão importante no Dia Mundial do Meio Ambiente, com o plantio de árvores e a contribuição para que Cuiabá recupere o título de "Cidade Verde". "A Unicred MT não poderia ficar de fora, porque é uma empresa que preza pelos seus princípios e valores e pela perenidade dos seus negócios".

A ação, disse ele, tem uma relação muito forte com o Sistema Cooperativista. "Se considerarmos a existência da nossa Unicred, que nasceu do plantio de uma semente, de uma ideia e prosperou, o que estamos fazendo aqui hoje é plantar árvores pensando na prosperidade, no futuro das gerações e das pessoas que vivem nessa cidade tão bonita que é Cuiabá. É uma satisfação imensa poder contribuir com a sociedade, a Capital, a população e parceiros da mais alta envergadura", frisou João Paulo.  

Compensação do Calor

O parque arborizado com mil mudas de árvores vai gerar uma compensação de temperatura para quem frequenta o local, oferecendo maior conforto térmico, assim como para quem mora no entorno, ao compensar o calor das áreas que são edificadas, explicou o assessor do Juvam, Sergio Saviolli Rezende, ao comentar que a chegada da Unicred MT ao projeto deu um impulso nas atividades.

"Sempre fizemos o plantio com o auxílio de voluntários e tínhamos algumas dificuldades para conseguir fazer a abertura dos berços e fomentar as ações de plantio, especificamente, nas áreas públicas, canteiros centrais e áreas de convívio. Nesse ponto, a Unicred MT nos brinda com essa ação, porque em um único ato, em uma semana, conseguimos plantar mil mudas dentro de um parque, que está dentro do escopo do projeto e vai trazer qualidade de vida muito significativa para toda a população, não só quem o frequenta", explicou o assessor.

O pequeno Lucas Lemos, de 8 anos, plantou a sua primeira árvore neste sábado, durante a ação. Para ele, foi uma novidade colocar a muda dentro do "berço", onde é plantada com substrato e hidrogel. "Eu gostei de plantar, porque queria ajudar a natureza", enfatizou o menino, entusiasmado. A parceria da Unicred MT no projeto permitiu mão de obra qualificada para abertura dos berços e a manutenção para que as árvores cresçam e se desenvolvam de forma adequada, ajudando o planeta e as pessoas, além de deixar um legado para as futuras gerações.

O Projeto Verde Novo teve início em 2017 e agora está fazendo parcerias privadas para o plantio e deliveres de mudas. "Temos três palavras-chaves: eu preciso conversar sobre arborização para conscientizar, eu preciso plantar para dar o exemplo, e preciso distribuir para dar às pessoas a oportunidade de seguir o exemplo", concluiu Sergio.

Também participaram da solenidade no Parque das Águas os diretores da Unicred MT, Talis de Souza (Negócios) e Evandro dos Santos (Riscos e Tecnologia), e colaboradores da instituição.

Assessoria de Imprensa