Newsletter
Notícias

Projeto Papa-pilhas irá colaborar para pesquisas de incubadora

08/06/2021

Além de ajudar o meio-ambiente, o projeto Papa-pilhas, que tem como objetivo recolher e descartar corretamente pilhas e baterias, agora irá colaborar também com pesquisas.

O Sicoob Metropolitano fechou uma parceria com a fundação Educere, incubadora renomada e reconhecida em Campo Mourão (PR) e a empresa ecubada pela fundação, HCLG Soluções em Grafeno LTDA, que desenvolvem atividades de pesquisa, a partir da exploração do grafeno encontrado no bastão de grafite, componente retirado da pilha não alcalina.

Esse material irá contribuir com pesquisas na área da segurança pública como placa antibalística, desenvolvimento sustentável com material asfáltico, melhor resistência da tinta em material de isolamento térmico e em áreas de maresia, como pintura das plataformas da Petrobrás e também estudo com celulose para transformar água salina em potável.

Ao todo, são utilizados 30% do material encaminhado e depois, colocando em prática a intercooperação, as partes que não são tóxicas são destinadas à uma cooperativa de reciclagem de Campo Mourão. O material ajuda na geração de empregos e renda e estimula a sustentabilidade. Até o momento foram encaminhados aproximadamente uma tonelada de pilhas, o que evitou a contaminação de 750 milhões de litros de água.

As pilhas não utilizadas na extração do grafite e a resíduo (pasta tóxica encontrada nas pilhas) são encaminhadas para a fundação Fukuoka de Curitiba que faz a destinação e descarte correto desses materiais.

Sicoob Central Unicoob