Newsletter
Notícias

Cooperativas paulistas conhecem a campanha Dia C de 2021

08/06/2021

No dia 27 de maio, o Sistema Ocesp realizou o “Workshop Dia C” para apresentar às cooperativas todas as novidades do Dia C 2021, detalhes da campanha, propostas de atuação e ainda oferecer um passo a passo para o cadastro das iniciativas solidárias no sistema do Dia C. O evento contou com a participação de lideranças dos Sistemas Ocesp e OCB, além de representantes das cooperativas paulistas.

Os superintendentes Renato Nobile (Sistema OCB) e Aramis Moutinho Júnior (Sistema Ocesp) fizeram a abertura do evento. A mediação ficou por conta da coordenadora de Gestão de Cooperativas do Sistema Ocesp, Andrea Pinheiro.

Nobile parabenizou o Sistema Ocesp pela iniciativa, agradeceu às cooperativas pela participação, ressaltou a importância do Dia C e o papel do Sistema Ocesp em estimular nacionalmente as ações das cooperativas. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar o lançamento do programa “Agro Fraterno,” idealizado pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com a OCB e entidades do agro, que também possui o intuito de levar alimentos às famílias carentes em todo o país afetadas pela pandemia.

O superintendente Aramis afirmou que a responsabilidade socioambiental está no DNA das cooperativas, assim como a Intercooperação, demonstrando seu diferencial em relação às empresas tradicionais, que visam predominantemente ao lucro. “Nós precisamos realmente reforçar e valorizar o Dia C; tem que ir para a sociedade, tem que extrapolar o meio cooperativista. Não é trabalhar somente dentro das cooperativas, entre os cooperados, mas sim, em meio à sociedade como um todo, conforme o sétimo princípio do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade”, comentou Moutinho Jr.       

Segundo a Gerente de Desenvolvimento Humano em Cooperativas do Sistema Ocesp, Geâne Ferreira, quando falamos em situação de pandemia, de crise ou dificuldade, as cooperativas têm demonstrado uma grande responsabilidade social, o que resultou em mais de 7 milhões de pessoas beneficiadas em 2020 pelo Dia C. “A ideia é que as cooperativas identifiquem em seus municípios possibilidades de parceria, junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região por exemplo, de forma que possam mapear as necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade e, assim, viabilizar a atuação das cooperativas de forma local e, porventura, regional ou até nacional”.

Vamos cooperar

Na sequência, a analista de Comunicação do Sistema Ocesp, Caroline Borges, explanou uma breve contextualização sobre o Dia C 2021. Com o lema “Vamos cooperar: A fome não pode esperar”, o conceito é inspirado no ODS 2 da Organização das Nações Unidas: Fome Zero e Agricultura Sustentável. A analista compartilhou ainda a identidade visual da campanha deste ano, propostas de atuação no estado de São Paulo – com foco nas plataformas digitais –  e como as cooperativas podem ter suas iniciativas divulgadas nos canais oficiais do Sistema Ocesp. Para divulgar a ação da sua cooperativa, envie um texto sobre o projeto e fotos para bancodepautas@sescoopsp.coop.br

Já a Analista de Promoção Social do Sescoop, Vanessa Helena Silva, apresentou, na prática, um passo a passo para as cooperativas cadastrarem suas iniciativas no sistema do Dia C e esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto. Acesse o sistema aqui!

“Teremos as ações que o Sistema Ocesp está tomando a frente, mas nosso objetivo é realmente divulgar o que as cooperativas estão fazendo e potencializar o alcance e a visibilidade sobre estas iniciativas. Todo o projeto é realizado junto às nossas cooperativas, que acreditam no nosso trabalho; sem vocês, não seria possível apresentar estas oportunidades e abraçar estes desafios para nosso crescimento conjunto. Vamos cooperar!”, concluiu a coordenadora Andrea Pinheiro.

Inovacoop Conexão com Startups

Após as apresentações sobre o Dia C, a coordenadora de Processos da OCB, Samara Araujo, apresentou às cooperativas participantes o programa Inovacoop Conexão com Startups, lançado no mês de maio pelo Sistema OCB, e que pretende fazer a ponte entre as cooperativas e startups para o desenvolvimento de projetos voltados à inovação. Araujo informou que o prazo para as inscrições foi prorrogado até 11 de junho. Para se inscrever no programa e saber mais informações, clique aqui!

Ocesp