Newsletter
Notícias

Pará: RETOMACOOP traçou plano de trabalho para cooperativas no Oeste

22/07/2021

Dando continuidade ao Programa de Retomada do Cooperativismo Paraense, a equipe técnica do Sistema OCB/PA realizou diversas ações na região oeste do Pará, como desdobramento das visitas feitas pelo presidente Ernandes Raiol. Tais ações buscam a recuperação e o fortalecimento socioeconômico das cooperativas. A iniciativa será replicada nas demais regiões do Estado.

No total, foram atendidas pelo RETOMACOOP 15 cooperativas dos ramos agropecuário, transporte e trabalho, produção de bens e serviços, sendo elas dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos, Belterra e Monte Alegre.

“Juntamente com o superintendente Júnior Serra, iremos visitar as cooperativas de cada região de nosso estado. Nas visitas, buscamos identificar quais são as necessidades e expectativas das cooperativas visitadas. Na última visitação ocorrida em maio deste ano, foram levantadas necessidades de alavancagem das cooperativas na região do Baixo Amazonas, primeira região visitada após a mudança de bandeiramento, e liberação do governo do Estado para a realização de ações semipresenciais", conta o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Após as visitas, cada demanda identificada é repassada para a equipe técnica do SESCOOP/PA que, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas (GEDCOOP) e das demais áreas de apoio operacional, buscam desenvolver iniciativas técnicas eficazes para atender as demandas dos grupos que desenvolvem atividades econômicas por meio do modelo de negócio cooperativista.

No último mês de junho, as ações realizadas pelo RETOMACOOP buscaram desenvolver orientação técnica a cooperativas do ramo agropecuário para acesso ao Crédito Produtor e Selo Orgânico. Também foi ofertado assessoramento jurídico a cooperativas de transporte, assim como assessoramento técnico em planejamento estratégico às Cooperativas que atuam no eixo econômico “Trabalho, Produção de Bens e Serviços”. As Escolas Cooperativistas também receberam assessoramento técnico em planejamento estratégico, a partir de uma metodologia própria desenvolvida pelo SESCOOP/PA.

No total, as ações do RETOMACOOP voltadas para o assessoramento técnico em planejamento estratégico contaram com duas semanas de imersão presencial, sendo dois dias em cada uma das cooperativas assistidas. As ações ocorreram entre os dias 21 de junho a 03 de julho de 2021 e seguem durante o mês de julho, com assessoramentos virtuais para reflexões estratégicas relacionadas ao ambiente interno das cooperativas e às melhores práticas de governança e gestão cooperativista.

Segundo Ticianny Barbosa, Técnica do SESCOOP/PA, o principal objetivo do RETOMACOOP é promover a alavancagem de resultados efetivos das cooperativas, a partir da identificação de oportunidades de negócio por meio de um planejamento coletivo realizado pelos cooperados, colaboradores e partes interessadas.

Dentre os resultados já alcançados com essa primeira etapa, se destacaram: um posicionamento ainda mais estratégico dos cooperados diante do novo cenário, a incorporação de uma visão mais ampliada e competitiva acerca do próprio negócio e o empoderamento e mindset dos donos do negócio quanto a importância na remodelagem de processos internos, na diversificação e melhoria de produtos e serviços ofertados.

“Além disso, foi possível identificar os caminhos mais adequados e assertivos para promover inovação, governança, gestão e avaliação de desempenho, tendo em vista os resultados atuais e futuros, como a sustentabilidade, a perenidade e a competitividade de suas cooperativas”, afirma Ticianny Barbosa.

Conheça as cooperativas participantes:

Cooperativas Agropecuárias: COOPAFS – Santarém/PA; ACOSPER – Santarém/PA; COOMAPLAS – Mojuí dos Campos/PA; COOFAM – Mojuí dos Campos/PA; COOPBOA – Santarém/PA; CCAMPO – Santarém/PA; COOMFLONA – Santarém e Belterra/PA; COOPMACJ – Juruti/PA.

Cooperativas de Transporte: COOTEBEL – Belterra/PA; COOPETAXI – Santarém/PA

Cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços: Escola Cooperativa Henry Ford – Belterra/PA; Escola Cooperativa Cristã Atalaia – Santarém/PA; Escola Cooperativa Colégio Batista De Santarém – Santarém/PA; Escola Cooperativa Comec Cristã Paz – Monte Alegre/PA; Cooperativa De Turismo E Artesanato Turiarte – Comunidades tradicionais da região de Santarém/PA.

Em agosto, o projeto Presidente Itinerante visitará as cooperativas de Parauapebas e da região Sudeste do Pará. O analista do SESCOOP/PA na região, Deivison Pinheiro, está fazendo o agendamento das ações. As cooperativas interessadas também podem solicitar visita técnica.

OCB/PA