Newsletter
Notícias

Sicredi Paranapanema PR/SP une reciclagem e geração de renda em ação do Dia C

10/09/2021

Um grupo de 11 mulheres da região de Cândido Mota está conseguindo ganhar renda extra e ainda auxiliar na preservação do meio ambiente graças a uma ação desenvolvida pelo Sicredi Paranapanema PR/SP, em parceria com o Centro Vocacional Frei Paulino, para o Dia de Cooperar 2021. 

O projeto  “Vou de Bag e Avental, porque cooperar é isso: reciclar, reutilizar e reduzir” promove a utilização de lonas de banners em desuso para confecção de bolsas e aventais. Por meio de oficinas de aprendizagem que estão acontecendo desde maio, o projeto capacitou esse grupo de mulheres - mães de estudantes do Centro, que já atuavam na instituição cuidando da horta - para a fabricação de peças únicas, que quando prontas podem ser vendidas. 

Assim, o projeto reduz o impacto ambiental, ressignifica materiais úteis para comunidade e ainda gera renda extra para famílias em situação de vulnerabilidade. 

“Nós realizamos muitos eventos e fabricamos muitos banners e sempre nos incomodou esse excesso de itens em desuso, um material que não tem destino no meio ambiente. Então, tivemos essa ideia, assistimos a um vídeo que ensinava como fazer o manuseio do banner e vimos que era bem simples. Apenas fita métrica, o banner, tesoura e vontade de fazer”, explica a gerente da agência do Sicredi em Cândido Mota, Maria Angélica Sordi.

A gerente destaca que o projeto tem ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU números 8 e 12 - consumo sustentável e trabalho digno - e, além disso, trouxe outros benefícios para as participantes. “Elas também ganharam na saúde mental, uma conexão entre elas, uma troca, e são pessoas que realmente precisam disso”, conta. 

Para celebrar o sucesso do evento, foi realizado no Dia de Cooperar, neste ano comemorado dia 1º de julho, um desfile com filhos e netos das participantes da oficina utilizando os itens confeccionados. "Neste dia, um empresário local, que tem rede de supermercados e posto de combustível, fez uma encomendao de 50 bolsas e 20 aventais, que serão entregues na próxima semana", conta a coordenadora do Centro Frei Paulino, Damares Lima. "A oficina tem feito muita diferença na vida delas, nessa questão emocional. Por isso a oficina vai ser fixa daqui para sempre e temos grandes planos para esse projeto", acrescenta. 

O projeto fez tanto sucesso que tem recebido visitas de profissionais de outras cidades de movimentos socioambientais e Secretarias da Educação. "Recebemos diretoras de escolas, professoras de arte, então essas mulheres foram professoras das professoras. Para elas, estar ensinando algo para uma professora gerou um sentimento de autoestima muito grande, uma alegria por estarem ensinando algo para uma professora, foi incrível", conta assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi Paranapanema PR/SP, Leonor Gomes da Silva.

Agora, a ideia é dar continuidade ao projeto e fazer contato com supermercados da região para expor os itens confeccionados. "Também queremos criar um canal para poder oferecer os itens. Tem bastante coisa pensada, agora precisamos de apoios e tempo para dedicar ao projeto", conclui Damares.

Confira o vídeo feito sobre a ação: https://fb.watch/7Lvkv0s66v/

Ocesp