Newsletter
Notícias

Do Lixo a Bixo: catador de materiais recicláveis lança livro em São Paulo

13/10/2021

O catador de materiais recicláveis Alexandro Cardoso – mais conhecido como Alex Cardoso – promoveu o lançamento de seu livro, intitulado ‘Do Lixo a Bixo – A Cultura dos Estudos e o Tripé de Sustentação da Vida’, em São Paulo, junto aos demais catadores e catadoras ligados ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Num clima festivo e de fortes emoções, a obra foi apresentada em noite de autógrafos no restaurante Terraço da Barão, situado na região central da metrópole, onde o escritor/catador discursou aos companheiros de luta e amigos presentes ao evento, afirmando que é um prazer todos estarem reunidos para o lançamento da obra.

“Eu espero que essa história se repita com vários lançamentos futuros, com vocês podendo contar a própria história de vocês, que é uma história nossa. Uma história linda, uma história de luta, uma história que reflete a vida. Quem dera se outras pessoas pudessem sentir o prazer que eu estou sentindo de estar junto com vocês hoje”, disse.

Cardoso afirmou ainda que seria uma grande satisfação se naquele momento pudesse estar discutindo com os companheiros e companheiras que não puderam comparecer ao encontro, bem como aqueles que já faleceram, “mas que permanecem junto conosco. Para mim iria ser uma grande satisfação”.

“O que me moveu a escrever esse livro não foi dinheiro, porque a gente nunca teve dinheiro. Não foi fama, porque a gente não colhe fama. Fama é quando a gente consegue se reunir para comemorar. Não tem uma vitória maior que esta: de parar o trabalho, parar as discussões para fazer momentos como esse, da confraternização, da festa, do planejamento do futuro”, finalizou.

Além de Catador, Alex é Gestor de Resíduos (Instituto Federal do Rio Grande do Norte); Cientista Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e membro da Equipe de Articulação Nacional do MNCR.

Editado pela Dialética, a obra de 156 páginas custa R$ 39,90 e pode ser adquirida diretamente com o autor, pelo instagram @alexcatador, ou pelo site da editoria: https://loja.editoradialetica.com/literatura-e-outros/do-lixo-a-bixo-a-cultura-dos-estudos-e-o-tripe-de-sustentacao-da-vida.

MNCR