Newsletter
Notícias

Sistema OCB/RJ realiza 1ª Conferência Rio Mais Coop de Empreendedorismo no dia 2 de dezembro

24/11/2021

O Sistema OCB/RJ promove, no próximo dia 2 de dezembro, a 1ª Conferência Rio Mais Coop de Empreendedorismo Cooperativo para celebrar o crescimento do cooperativismo no estado do Rio de Janeiro. Além de lideranças do setor, o encontro reunirá parlamentares, autoridades e especialistas que debaterão temas como inovação, empreendedorismo, crescimento econômico e desenvolvimento social.

Realizada no Vivo Rio, a conferência reunirá dirigentes das cooperativas fluminenses dos sete ramos cooperativistas: Agropecuário, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Saúde, Transporte, Trabalho e Produção de Bens e Serviços. A abertura contará com participação do deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), dos deputados estaduais Jorge Felippe Neto (PSD/RJ) e Rubens Bomtempo (PSB/RJ) e do vereador Jorge Felippe (DEM/RJ) que entregará à OCB/RJ, na figura do seu presidente Vinicius Mesquita, a medalha de Mérito Pedro Ernesto - principal comenda concedida pelos vereadores.

A cerimônia prossegue com o superintendente do Sistema OCB/ES e presidente do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que falará sobre o tema "Espírito Santo e Rio de Janeiro − Uma parceria de sucesso no cooperativismo". Logo após, o consultor em Gestão de Cooperativas do Sescoop/RJ e especialista em cooperativismo financeiro, José Flávio Linhares, apresentará o caso de sucesso "Avança Rio − Como o Sicoob Central Rio que, com apoio do Sistema OCB/RJ, tem implementado ações e preparado pessoas para vender mais e melhor

A 1ª Conferência Rio Mais Coop será marcada pela entrega da primeira edição do Prêmio 10+Coop. "Criada neste ano, a honraria expressa a força do Cooperativismo no estado do Rio de Janeiro e o quanto o modelo de negócios contribui para a construção de um Rio Mais Coop", explica o presidente da OCB/RJ, Vinicius Mesquita.

A premiação será feita com base nos números do Censo 2021 do Cooperativismo Fluminense, englobando as seguintes categorias: número de cooperados, número de empregados, faturamento, gestão, governança, intercooperação, público feminino, público jovem, sobras e treinamento. No evento, serão premiadas três cooperativas em cada segmento.

As celebrações incluem o lançamento da Medalha Luiz Carlos Costa, que recebe o nome do ex-colaborador do Sistema OCB/RJ, falecido de Covid-19 em março de 2021, e que atuou durante mais de 20 anos em defesa do cooperativismo do Rio de Janeiro. As seis cooperativas mais antigas em atividade no estado do RJ serão as primeiras a receber a comenda.

São elas: Cooperativa Agropecuária de Itaperuna (Capil); Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa; Cooperativa Agropecuária Nossa Senhora do Amparo; Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados de Furnas e das Demais Empresas do Sistema Eletrobras, (Sicoob Cecremef); Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo CVRD e Entidades Vinculadas (Sicoob Coopvale); e Cooperativa Unimed Leste Fluminense.

OCB/RJ