Newsletter
Notícias

Prefeitura de Itabuna sanciona lei municipal de apoio ao cooperativismo

13/01/2022

O cooperativismo é um movimento socioeconômico, formado por pessoas que têm objetivos comuns, dentre eles o de promover impactos nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas. Além dos seus princípios e valores, as sociedades cooperativas seguem as regras estabelecidas por legislações.

Reconhecendo a importância das cooperativas, o município de Itabuna/BA deu um importante passo e sancionou, no dia 05 de janeiro de 2022, a Lei n.º 2.557/2022, que é fruto do projeto do vereador Israel Cardoso, que foi aprovado pela Câmara Municipal de  Itabuna, tem como objetivos incentivar o negócio cooperativo, estimular a atividade das cooperativas já existentes, capacitar os cooperados e divulgar políticas governamentais em prol do setor. 

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a lei vem reforçar o resultado do “excelente trabalho que está sendo feito pelas cooperativas da região juntamente ao prefeito e aos vereadores. Essa conquista em Itabuna mostra que a gente tem que, cada vez mais, buscar o poder público municipal para que ele possa apoiar o cooperativismo ajudando a fortalecer esse importante movimento que gera trabalho e renda para as comunidades, de forma justa e equilibrada. Com isso, sugerimos que os dirigentes das cooperativas dos municípios baianos possam levar aos seus vereadores, em suas câmaras municipais, e ao poder executivo municipal, propostas semelhantes, para incluir nas normas municipais a nossa forma de fazer negócio.”

Acesse a lei completa clicando aqui

Oceb