Newsletter
Notícias

Cooperativas de crédito fortalecem confiança e proximidade para fidelizar e atrair novos sócios

17/02/2022

Faz quase dez anos que o empresário Charles Patrocínio movimenta suas finanças por meio de uma cooperativa de crédito. A história começou quando, indicado por um amigo, ele procurou conhecer as linhas de crédito do Sicoob ES para ampliar os seus negócios no segmento de pneus.

"Há muitos empresários que se assustam com cooperativas, mas o Sicoob é diferente. É uma instituição sólida, ampla e consolidada no Espírito Santo e no País. Além do custo x benefício dos créditos, o Sicoob tem um atendimento diferenciado, flexibilidade e credibilidade", destacou Charles, ao explicar por que 90% das operações de suas empresas são realizadas por meio da cooperativa.

Investimento

Empreendedor há 23 anos, hoje, o grupo dele tem cinco empresas nos ramos de recapagem de pneus, revenda de pneus de caminhões e máquinas, empilhadeiras e agrícolas e loja de pneus de passeios. "Todas elas têm conta no Sicoob. Espero, ainda, ampliar esse ciclo por muitas décadas, passando para os meus filhos também".

Um dos maiores investimentos dele foi quando buscou crédito para a compra de maquinário para reciclagem de pneus. O equipamento produz 100 pneus por dia, tendo um trabalhador na operação. Antes, ele produzia 60 unidades diárias com dois funcionários. 

Prestação de contas

Assim como destacou Charles, a proximidade que a instituição tem com os cooperados é uma de suas marcas. Uma das formas pelas quais a instituição estreita a relação com os associados são os encontros de prestação de contas, nos quais são apresentados o desempenho do ano anterior e os novos projetos, com a participação e interação de todos. Neste ano, esses eventos têm início nesta terça-feira (15) e seguem até o mês de abril.

As cooperativas vão realizar encontros virtuais por meio do aplicativo Sicoob Moob, disponível na Play Store e na App Store.

O presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, ressalta que as assembleias virtuais têm dois objetivos: manter a transparência do Sicoob ES com seus associados e perpetuar o relacionamento próximo existente entre os cooperados e os gerentes, agentes de atendimento e dirigentes.

“Esses encontros fortalecem o vínculo que criamos e também reforçam a transparência e a participação dos associados na tomada de decisões das cooperativas. Os encontros de prestação de contas estão fixos no nosso calendário anual e fazem parte da nossa identidade como cooperativa”, destaca. 

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 6 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 352 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.836 pontos de atendimento em 2 mil cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 500 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.

Assessoria de Imprensa