Newsletter
Notícias

Plataforma on-line permite compra e venda para fortalecer pequenos negócios em meio à crise

18/02/2022

Não é novidade que, desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo vem enfrentando uma crise econômica. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020 a economia no Brasil encolheu 4,1%. O ano foi extremamente desafiador, principalmente para os pequenos e médios empreendedores, que precisaram encontrar novos meios para manter os negócios funcionando. Entendendo seu papel cooperativista e atento às novas tecnologias e tendências do mercado, naquele ano o Ailos – Sistema de Cooperativas de Crédito com sede em Blumenau (SC) – criou o Ailos Aproxima, plataforma de compra e venda 100% digital, pensado para minimizar o impacto da crise na economia local em todo o Brasil.

No início de 2022, o Aproxima ganhou uma nova versão, com layout mais prático e moderno, além da possibilidade de fechar a compra dentro da própria plataforma. Agora há, também, diversas opções de pagamento (Pix, boleto e cartão de crédito), inclusive parcelamento em até 12 vezes. Para anunciar, basta ser cooperado PJ de qualquer uma das 13 cooperativas Ailos, que contam com admissão digital, possibilitando a entrada de pessoas de todo o país.

“O cooperado PJ tem a oportunidade de aumentar sua visibilidade, ampliando as vendas e fortalecendo o cooperativismo. Tudo isso com a qualidade e a segurança de expandir o seu negócio em parceria com o Ailos”, afirma Jefferson Beck, coordenador da plataforma.

Contato facilitado entre empresas e comunidade

Desde o lançamento do Aproxima, já são mais de 900 mil acessos e mais de 15 mil negócios fechados. Além da venda de produtos, a plataforma também é um canal para a contratação de serviços, desde cursos de inglês até atendimentos odontológicos, por exemplo.

Cristiane Araújo Valim, sócia-executiva da blumenauense Big Hunter, trabalha com produtos para tiro esportivo e camping. Através do Aproxima, a empresária conseguiu conquistar novos clientes. “Estamos na plataforma há cerca de um mês e já tivemos muitas vendas, todas entregues com rapidez, além do suporte que é ágil e eficaz. Conseguimos, mesmo em pouco tempo, observar uma grande aceitação dentro do Aproxima. Somente em janeiro, tivemos mais de 5 mil acessos aos nossos produtos”, explica Cristiane.

Felipe Laber, CEO da Stilo Natural Cosméticos, de Gaspar (SC), afirma que a aproximação entre empresa e consumidor é vantajosa para ambos. “Para o fornecedor, porque o produto tem maior visibilidade, se torna regionalmente conhecido e não se paga comissionamento. Para o cliente final, as vantagens vão desde os preços competitivos até entregas feitas no mesmo dia”, conclui.

De olho no futuro

Outras melhorias estão previstas ainda para este ano, como a integração de uma vitrine inteligente, que destaca os produtos ou serviços de acordo com o histórico de interação do usuário com a plataforma; e uma área exclusiva para que os vendedores fiquem por dentro das novidades da plataforma. “Futuramente também contaremos com a integração de novos produtos Ailos, como programas de pontos e benefícios”, finaliza Jefferson. 

Assessoria de Imprensa