Newsletter
Notícias

Cooperativas do Sicoob Rio oferecem financiamento estudantil com o maior prazo para pagamento entre instituições do setor e taxas muito baixas

16/03/2022

Um grande número de jovens que ingressa em faculdades particulares abandona os cursos porque não tem condições de pagar as mensalidades. E uma saída para continuar os estudos é recorrer a empréstimos de programas do governo federal ou em instituições bancárias privadas. Agora universitários sem renda têm uma alternativa de crédito acessível e favorável, com maior prazo para pagamento e taxas muito baixas, para seguir adiante. É o produto Conta Comigo, disponibilizado via cooperativas filiadas ao Sicoob Central Rio, que faz parte do Sicoob, uma das maiores entidades do setor de cooperativismo financeiro no Brasil.

O Conta Comigo (contacomigo.coop.br) é dirigido ao financiamento de cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, em parceria com organizações de ensino que fazem contrato com o Sicoob. Entre as vantagens do crédito via cooperativas do Sicoob Rio estão: os contratos são firmados por período (semestre); o prazo é o dobro da quantidade de mensalidades financiadas; as parcelas do próximo acordo de financiamento são programadas para vencer no mês subsequente ao vencimento do contato anterior, e assim sucessivamente. As parcelas de cada transação são fixas (pela tabela Price), podendo variar conforme o curso e o período de empréstimo.

E tem mais: o estudante não precisa ter renda própria. A principal exigência é que se associe a uma cooperativa do Sicoob Rio.

“O produto Conta Comigo contribui de forma efetiva para o acesso dos jovens à educação de ensino superior. É bom para alunos e direção das faculdades. Nossa taxa é, em certas situações, extremamente reduzida, quase zero para o aluno. E esse produto traz grande ganho para a faculdade participante, que receberá o valor mensalidades à vista. Um benefício que acarreta menor ociosidade e inadimplência”, diz Nábia dos Santos Jorge, diretora-executiva do Sicoob Central Rio.

O Sicoob Rio, via suas cooperativas de crédito, também criou a linha de crédito emergencial AcreditaPetrópolis, destinada a empresários que tiveram seus negócios inviabilizados em decorrência do forte temporal que atingiu a cidade no último dia 15 de fevereiro. O empréstimo passa por análise e tem condições especiais: prazo de até 60 meses para pagamento, carência de 180 dias e taxa pré-fixada a partir de 0,89% a.m. 

Além disso, o Sicoob Rio oferece a linha de crédito Energize (sicoobrio.com.br/energize), com requisitos exequíveis para projetos de energia renovável e outras iniciativas com foco em sustentabilidade. Um dos propósitos da Energize é incentivar empreendedores a colocar em prática o conceito ESG (sigla em inglês de environmental, social and governance). A expressão define práticas que referem uma organização socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, não preocupada apenas com lucro. E o Sicoob Rio é uma das instituições parceiras da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro no Crédito Carioca, programa de microcrédito, coordenado pela Invest.Rio, que já liberou quase R$ 5 milhões para mais de cem micro e pequenas empresas na capital fluminense.

Desde o começo da pandemia, em 2020, cooperativas do Sicoob têm concedido empréstimos emergenciais com taxas acessíveis a pessoas jurídicas. Em 2021, cooperativas filiadas à instituição ofereceram crédito via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae, Pronampe e com recursos próprios. 

O cooperativismo financeiro concede a pessoas físicas e jurídicas os mesmos produtos e serviços do setor bancário, porém com o intuito de fomentar o desenvolvimento social e justiça financeira dos seus associados e de suas comunidades. Os associados são donos, participam das decisões e dos resultados em uma organização administrada democraticamente, possibilitando a todos excelentes taxas, rendimentos maiores e o recebimento das sobras líquidas apuradas ao término de cada período. Os depósitos nas cooperativas contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, o FGCoop.

No Rio, o Sicoob está nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e reúne as cooperativas financeiras Sicoob Fluminense, Sicoob Cecremef, Sicoob Coomperj, Sicoob Coopjustiça, Sicoob Coopvale, Sicoob Empresas RJ e Sicoob Servidores, estruturadas pelo Sicoob Central Rio.

Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de seis milhões de cooperados e está em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, entre outras soluções financeiras. Com atuação em diferentes setores da economia. No crédito rural, nos últimos oito meses, o Sicoob liberou mais de R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano-safra anterior.

O Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios, é formado por 352 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), uma confederação e um banco cooperativo. Além disso, é processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora. E tem um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.836 pontos de atendimento em duas mil cidades brasileiras. Para outras informações, acesse:  www.sicoob.com.br .

Assessoria de Imprensa

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.