Newsletter
Notícias

Cooperativistas da Bahia conhecem programas e a estrutura de trabalho do Sistema Ocepar

11/05/2022

Trinta cooperativistas da Bahia visitaram, na manhã desta quarta-feira (11/05), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo, que realiza uma viagem de imersão no cooperativismo do Paraná, faz parte de uma turma de pós-graduação em gestão de cooperativas da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. Compuseram a comitiva, presidentes, diretores e profissionais que atuam em cooperativas baianas dos ramos agropecuário, crédito, transporte, saúde, trabalho, produção de bens e serviços. No roteiro dos estudantes, ainda constam visitas às cooperativas Frísia, Castrolanda, Sicoob, Unimed Curitiba e Ticoop (Cooperativa dos Profissionais em Tecnologia da Informação).

Os cooperativistas baianos foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelos superintendentes da Fecoopar, Nelson Costa, do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da Ocepar, Robson Mafioletti. A gerente do Sescoop/PR, Maria Emilia Pereira Lima, e o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto, fizeram uma explanação sobre a estrutura de gestão do Sistema. A coordenadora de Relações Parlamentares, Daniely Andressa da Silva, explicou aos visitantes as ações e objetivos do Programa de Educação Política implementado pela instituição.

Segundo a coordenadora da Escoop, Paola Londero, a imersão no cooperativismo paranaense foi um pedido dos estudantes da segunda turma do curso de especialização em gestão de cooperativas. “A viagem é parte da disciplina “vivências do cooperativismo” e o grupo decidiu conhecer o sistema cooperativista do Paraná, por ser uma referência nacional em gestão, inovação e ações de desenvolvimento. Os estudantes também se mostram interessados em conhecer algumas cooperativas e os exemplos bem-sucedidos de intercooperação no estado”, explicou.

Sistema Ocepar