Newsletter
Notícias

Argentino Ariel Guarco é reeleito presidente da ACI

21/06/2022

Ocorreu na cidade de Sevilha, Espanha, a Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) que na oportunidade reconduziu o argentino Ariel Guarco para mais um mandato à frente da entidade. Guarco foi reeleito com 445 votos.

Ariel Guarco é cooperado desde a juventude, por meio de sua atuação na Cooperativa Elétrica de Coronel Pringles, no sul da Argentina. Ele é o presidente da Confederação Cooperativa da República Argentina (COOPERAR), membro da ACI, desde 2011, e foi membro do Conselho de Cooperativas das Américas de 2014 a 2018.

Ele disse: “Sinto-me honrado por ser reeleito presidente da ACI. Nestes quatro anos dei o meu melhor para cumprir os compromissos do meu mandato e vou oferecer mais uma vez o meu empenho, a minha dedicação e o meu entusiasmo para avançar num novo capítulo onde podemos cristalizar novas conquistas.”


Dois outros candidatos concorreram à presidência da ACI: Melina Morrison, que obteve 164 votos, indicado pelo Conselho Empresarial de Cooperativas e Mútuas, Austrália, e Jean-Louis Bancel, que obteve 160 votos, indicado pela Coop FR, França.

Diretoria Geral da ACI

Uma nova diretoria também foi eleita. Vinte e dois candidatos estavam concorrendo a 15 cadeiras no Conselho, entre eles, está o presidente da OCB, Márcio Lopes.

Os membros eleitos do Conselho você pode conferir aqui.

Quatro representantes de organizações setoriais da ACI foram indicados por seus respectivos constituintes e eleitos formalmente pela Assembleia Geral. São eles o Dr. Carlos Zarco da International Health Cooperative Organization (IHCO), Blase Lambert da Cooperative Housing International (CHI), Sung-hee Lee da International Cooperative Agricultural Organization (ICAO) e Shaun Tarbuck da International Cooperative and Mutual Insurance Federation ( ICMIF). A representante da juventude - Ana Aguirre, da Espanha, e a presidente da igualdade de gênero - Xiomara Nuñez de Cespedes, da República Dominicana, também foram formalmente eleitas. Três Vice-Presidentes que foram recentemente eleitos por suas Assembléias Regionais foram ratificados pela Assembléia Geral da ACI. Eles são o Alto Chefe Oriyomi Ayeola da ACI África, Chandrapal Singh Yadav da ACI-Ásia-Pacífico e Susanne Westhausen da Cooperatives Europe.


Redação EasyCOOP - Manoel Paulo com informações da ACI