Newsletter
Notícias

Cresol realiza atividade sobre reflexos do Sistema Patriarcal

21/06/2022

A Cresol Chapecó realizou na semana passada a palestra “Os reflexos do Sistema Patriarcal nas relações”, com a advogada Sandra Fagundes. O evento teve como objetivo proporcionar conhecimento aos gestores e funcionários da Cresol, trazendo informações acerca da origem do sistema patriarcal e como ele foi desconstituído legalmente.

            A palestrante salientou, no entanto, que culturalmente ainda vivemos os reflexos da sociedade patriarcal, que se manifesta no pensamento de que a mulher é propriedade do homem, resultando nas mais variadas formas de violências passando pela física, psicológica, moral, patrimonial e sexual; pelas diversas formas de assédio dentre eles moral e sexual nas relações de trabalho; importunação sexual, estupro e feminicídio dentre outras, o que resulta na desigualdade de gênero. “O pensamento ainda latente na sociedade de que a mulher é propriedade do homem não é aceitável, não podemos naturalizar a violência contra a mulher”, salientou.

Sandra trouxe ainda informações acerca das Leis do Assédio Sexual, Maria da Penha, entre outras, bem como, elogiou a Cresol por proporcionar esses debates com os funcionários. “Tais ações promovidas pela Cresol, certamente resultarão na construção de relações mais respeitosas, harmoniosas e empáticas entre seus colaboradores e por consequência funcionários mais produtivos”, frisou a advogada. 

Durante a atividade os funcionários relataram experiências que já tiveram. “Cresci vendo meu pai explorar minha mãe e ser violento com ela e com todos da minha família. Ele dizia que era muito ‘homem’, mas na verdade seus atos eram machistas.  Quando minha mãe se separou é que fui aprender de verdade o que é ser homem, pois minha mãe me ensinou a respeitar as mulheres e a diversidade de gênero”, salientou um colaborador.

Sandra também abordou sobre os reflexos nos próprios homens que o sistema patriarcal causa. Foi trabalhado dinâmicas com os participantes, gerando, não somente a integração, mas também reflexões acerca das masculinidades.

Essa atividade foi realizada somente com os homens devido a passagem do “Dia do homem” em julho, mas é uma continuidade do trabalho que já vem sendo realizado pela Cresol Chapecó com assessoria da advogada Sandra Fagundes.

Imprensa Cresol