Newsletter
Notícias

Protagonismo feminino nas cooperativas

05/08/2022

Dignidade, independência e luta. Cooperativa solidária chefiada por mulheres já é uma realidade no cooperativismo. Apesar das barreiras e do machismo ainda presentes em diversos setores da sociedade, o papel feminino em diferentes frentes de atuação representa resistência, inclusão e representatividade.

Para demonstrar a força feminina no cooperativismo economicamente solidário, a Unicopas, juntamente com o coletivo Arte em Movimento, realizou o curta-metragem ‘O Doce Lar da Cooperação’. O vídeo mostra histórias de mulheres que superaram barreiras, enfrentaram dificuldades e transformaram suas vidas por meio do trabalho e da união dentro da cooperativa. 

O curta-metragem foi lançado durante o II Seminário Estadual de Sergipe, ressaltando a história de vida de cinco mulheres que, com muito esforço, conseguiram manter a fabricação de produtos feitos de macaxeira e garantir a própria renda. 

A União Nacional de Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) defende ações de intercooperação com protagonismo feminino para uma organização mais diversa e plural, em que mulheres possam ocupar, também, espaços de liderança. Como diz  Claudete Costa, vice-presidenta da Unicopas e presidenta da Unicatadores, “lugar de mulher é onde ela quiser!”.

Dê o play e assista ao vídeo O Doce Lar da Cooperação: https://youtu.be/nCTT7-ZcqAM

Imprensa Unicopas