Newsletter
Notícias

Sistema OCB/ES alinha pautas com representantes de cooperativas do segmento Leite

16/01/2023

Na manhã da última quarta-feira (11), o Sistema OCB/ES recebeu em sua sede representantes de quatro cooperativas capixabas agropecuárias do segmento Leite: Clac, Colamisul, Cacal e Colagua. O objetivo do encontro foi tratar de temas relacionados à administração da produção de leite pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

A Clac esteve representada na reunião pelo seu presidente e conselheiro Fiscal da OCB/ES, Rolmar Botecchia, e pelo seu vice-presidente, Luciano Grassi. Pela Colamisul, estiveram presentes o presidente José Antônio Martins Alves e o diretor-secretário Marcelo Fonseca Mofati.

Por parte da Cacal, compareceram à reunião o presidente da coop, Domingos João Piassi, e o gestor Sávio Piassi. Burthon Moreira de Oliveira participou do momento em nome da Colagua, como presidente da coop.

Os visitantes das cooperativas foram recebidos pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca, e por mais três colaboradores da organização que atuam diretamente junto às cooperativas e ao Governo do Estado do Espírito Santo, sendo eles: David Duarte, assessor de Relações Institucionais; Lohainy Gouvêa, analista Contábil e Tributária; e Creiciano Paiva, analista de Monitoramento.

Fonseca ressaltou que a organização está sempre pronta para receber as cooperativas capixabas em sua sede, e transmitiu os cumprimentos do presidente e do diretor-executivo da Unidade Estadual, Dr. Pedro Scarpi Melhorim e Carlos André Santos de Oliveira.

 

PONTOS DE PAUTA

O presidente da Clac usou a palavra em nome dos demais representantes para apresentar as preocupações e as demandas das cooperativas do segmento Leite. Em complemento, a liderança agradeceu ao Sistema OCB/ES pela recepção e serviços de boa qualidade prestados ao cooperativismo capixaba.

Botecchia expôs a preocupação das cooperativas com algumas ações desenvolvidas por representantes do governo estadual, afirmando que o órgão não tem inserido as coops de leite como deveriam nos processos de construção de políticas para o setor.

Seguindo essa linha de pensamento, os demais diretores das coops também externaram suas preocupações. Eles ressaltaram a importância de, em qualquer contexto, pensar em medidas que contemplem os produtores de leite. De acordo com as lideranças, é necessário trabalhar ferramentas que melhorem a produtividade e o retorno financeiro para os produtores e, consequentemente, que gerem qualidade de vida e desenvolvimento para a economia capixaba.

Os representantes do Sistema OCB/ES destacaram o trabalho a ser desenvolvido precisa se pautar em um processo de intercooperação, em que todos se beneficiem de ações conjuntas, para que assim o cooperativismo continue se fortalecendo e ganhando notoriedade.

Tomando como base todo o diálogo realizado, foi produzido um documento com as principais pautas de reivindicação, já protocolado para o governo estadual.

Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.