Unicopas apresenta Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário
22/06/2023
Por um Brasil sustentável, cooperativo e solidário. Com foco nos princípios da coletividade e da transformação social, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) apresentou, nessa terça-feira (20), a Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário, à parlamentares e representantes do governo federal.
O documento, construído a partir da Plataforma de Ações Estratégicas do Cooperativismo Solidário, traz um conjunto de propostas para enfrentar os desafios do país e reafirmar a atuação e a organização da classe produtora por meio das cooperativas solidárias.
“Esta Plataforma de Fomento representa um caminho de propostas das principais centrais do cooperativismo solidário com unidade da classe trabalhadora para a construção de um modelo de desenvolvimento ao país. Defendemos a inclusão, a sustentabilidade e a solidariedade e acreditamos no potencial da economia e do cooperativismo solidário para um ambiente mais justo e com oportunidade a todos”, destaca Claudete Costa, presidenta da Unicopas.
Com propostas para geração de renda, o documento também inclui ações de fomento, incentivo ao setor produtivo e ao estímulo à “portas de saída” das políticas sociais a partir da capacitação e da garantia de melhores condições aos trabalhadores. O deputado federal Zeca Dirceu comentou que a bancada aliada ao governo no Congresso Nacional está empenhada em analisar as propostas da sociedade civil a fim de contribuir para os avanços necessários na geração de emprego e renda da população.
A deputada federal Erika Kokay, também prestigiou o evento e ressaltou o cooperativismo como resgate da sustentabilidade, da solidariedade e da produção saudável. “O cooperativismo mostra que é possível horizontalizar e construir uma nova forma de produção que não seja pautada na exploração. Para a organização das mulheres, o trabalho cooperado é fundamental porque possibilita a inclusão, a participação e a transformação da sociedade”.
O documento, elaborado coletivamente pelas principais organizações do cooperativismo e da economia solidária – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, todas filiadas à Unicopas, apresenta os objetivos e a missão do cooperativismo solidário, as proposições para programas e políticas governamentais, destaques institucionais e a atuação junto aos poderes Executivo e Legislativo.
Maysa Gadelha, vice-presidenta da Unicopas, comentou sobre a presença da organização junto ao governo e destacou que o material mostra não só o potencial das cooperativas solidárias, mas também aponta os rumos para o desenvolvimento. “Estamos em um momento oportuno para a Unicopas ter uma presença mais incisiva e com maior visibilidade junto aos parlamentares para a implementação das nossas ações”.
O lançamento da Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário ocorreu em Brasília, como parte da programação do 12º Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário, organizado pela Unicafes Nacional.
De acordo com o presidente da Unicafes, Aparecido Alves, foi um momento muito importante para o fortalecimento do cooperativismo solidário como um todo. Esta semana, a Unicafes realizou assembleia nacional em Brasília e apresentou um plano de agricultura familiar e economia solidária junto ao Plano Safra do governo federal. Na oportunidade, a Unicopas e a Unicafes realizaram o encontro com parlamentares para apresentar a Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário aos deputados.
Também participaram do evento os deputados federais Elton Welter, Antônio Tadeu Veneri, Alexandre Lindenmeyer, Elvino José Bohn Gass e Fernando Mineiro; a coordenadora do Agronegócio do Sebrae, Newman Costa e a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.
Imprensa Unicopas