Coopsi promove ação de saúde mental com servidoras da Secretaria Estadual das Mulheres
11/08/2023
Na tarde da última segunda-feira (7/8), a Cooperativa de Trabalho dos Psicólogos do Espírito Santo (Coopsi) realizou um encontro para a promoção da saúde mental, em parceria com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM). A ação, que ocorreu no auditório do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), foi conduzida pelo Núcleo de Mulheres da cooperativa e realizada juntamente com os servidores da secretaria.
O evento, que ainda contará com mais um encontro na próxima semana, tem como tema “Me passa o espelho, por favor! Um olhar de dentro para fora”. Segundo Scheila Alvarenga, psicóloga cooperada, conselheira de Administração e coordenadora do Núcleo de Mulheres da Coopsi , a ideia do encontro surgiu a partir de uma demanda apresentada pela secretária da pasta, Jaqueline Moraes.
O objetivo principal da ação é promover a saúde mental das servidoras da SESM para que, por meio de um momento terapêutico de autorreflexão repleto de empatia e trocas, elas possam alcançar a estabilidade emocional necessária para desenvolver a série de atividades diárias que são tocadas dentro da secretaria. A ideia é transmitir que, para cuidar do outro, é necessário, em primeiro lugar, cuidar de si mesmo.
No primeiro encontro, as colaboradoras foram convidadas a voltar o olhar para si com o intuito de reconhecer as próprias potencialidades e fragilidades. Entre os tópicos abordados foi ressaltada a importância do autoconhecimento, do autocuidado e da autoestima. O propósito dessa experiência é se preparar para cuidar do outro de forma mais empática e afetuosa, mas cuidando primeiramente de si mesmo.
O próximo encontro, que será realizado na próxima segunda (14) será focado no cuidado do outro. Com o lema “O olhar para fora”, o momento que dará continuidade à ação irá explorar temas como empatia, habilidades sociais e relacionamentos saudáveis. Tópicos como o poder da autocompaixão e sua influência nos relacionamentos e o enfrentamento de desafios com resiliência e apoio mútuo também serão abordados.
AGOSTO LILÁS E RELEVÂNCIA DA AÇÃO
A promoção da ação junto à SESM coincide com uma data importante, o Mês Agosto Lilás, dedicado à conscientização e às ações de prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Nesse período, tanto à nível estadual quanto nacional, são promovidas iniciativas que direcionam o olhar para o público feminino.
O evento “Me passa o espelho, por favor! Um olhar de dentro para fora”, foi conduzido e idealizada pelo Núcleo de Mulheres da Coopsi, que se uniu para realizar projetos voltados às mulheres. Atualmente, o núcleo conta com seis psicólogas cooperadas. São elas: Bruna Magnago, Cynthia Coelho, Hevelyn Elles, Pâmela Altoé, Scheila Alvarenga e Thayna Lunz.
“Entendemos que esses encontros são de extrema relevância para a secretaria. Isso porque, para atendermos e cuidar do outro com afeto e empatia, faz-se necessário esse olhar para dentro, de nos perguntar quem somos e o que queremos”, disse Scheila Alvarenga, uma das responsáveis pela condução da iniciativa.
“Trabalhar com questões tão densas e sensíveis, como a SESM trabalha, exige que seus servidores cuidem de si para conseguirem cuidar do outro com respeito e sensibilidade às mazelas encontradas,” completou Alvarenga.
Sistema OCB/ES