Newsletter
Notícias

Lideranças cooperativistas mineiras participam de missões técnicas internacionais

06/11/2023

O Sistema Ocemg segue investindo no desenvolvimento do setor por meio da educação profissional, em parceria com as melhores escolas de negócios do mundo, bem como no intercâmbio de experiências e aprendizados para lideranças do setor.

Nas últimas semanas, foram realizadas missões técnicas internacionais nesse sentido, que refletem a preocupação do Sistema Ocemg em fomentar continuamente ações em prol da competitividade e excelência em gestão no ambiente cooperativista. O foco é sempre apresentar às cooperativas as principais tendências de mercado, estimulando o desenvolvimento de habilidades, inovação e a adoção de novos modelos estratégicos de atuação.

Trilha do Conhecimento

 Integrando a trilha de aprendizagem, onde os dirigentes já passaram pelo Lidercoop, em Minas Gerais, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC); pelo Coop Management Program, na Católica de Lisbon University; e em Portugal, pelo Advanced Coop Management, na University of. St. Gallen, na Suíça; os participantes concluíram, no final de outubro e início de novembro, a quarta etapa da trilha do conhecimento.

Um grupo de 47 dirigentes, divididos em duas turmas, integraram o Prime Coop Management, um dos cursos de formação de lideranças mais tradicionais do cooperativismo internacional. Ele acontece no Trinity College Dublin, principal universidade irlandesa e uma das principais escolas de negócios do mundo.

O programa, foi desenhado para ampliar os conhecimentos de gestão em áreas como economia, negócios, liderança, estratégia e inovação, permitindo que o participante se torne mais eficaz e ativo na liderança da sua organização cooperativa.

“Este curso tem como foco a estratégia organizacional, o que para nós — da Coopmetro — foi muito oportuno, já que estamos fazendo a revisão de planejamento estratégico”, explica o  diretor financeiro da Coopmetro, Reginaldo Luciano, que participou da primeira turma.

Já a presidente do Sicoob Cosmipa, Zélia Maria, destaca como ponto alto da missão à Irlanda o acesso ao que há de mais moderno em termos de conhecimento em gestão e liderança.

“O Sistema Ocemg transcende fronteiras e coloca o cooperativismo de crédito nacional na rota do que existe de melhor em termos de conhecimento. Para a instituição que represento, significa compartilhar a experiência e o conhecimento com toda equipe técnica em todos os níveis”, declara.

 Experiência Educacional

 Em busca de conhecimento e novas experiências educacionais, seis representantes da Cooperativa Educacional Sarom (CES) também marcaram presença na trilha de aprendizado. Eles participaram de um curso na prestigiada escola dinamarquesa Kaospilot, em Aarhus, realizado no período de 30 de outubro a 1º de novembro. E completando a experiência educacional, o grupo visitou a cooperativa de consumo Fruta Feia, em Lisboa – Portugal.

Para a presidente e diretora da CES, Maria José Leite, a missão foi uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional dos participantes. “Queremos inovar nossa prática pedagógica e, nessa viagem, aprendemos novas metodologias, além de conhecer projetos que promovem o desenvolvimento social, econômico e cultural”, elogia.

A gerente de Relações Institucionais da cooperativa, Ana Paula Faria, também acredita no potencial transformador da missão, organizada pelo Sistema Ocemg. “Iniciativas como essa mostram o cuidado da entidade com cada ramo do cooperativismo”, avalia. “A equipe do Sistema Ocemg olhou para nossas necessidades e propôs uma viagem de prospecção de conhecimentos capaz de contribuir com o nosso desenvolvimento, respeitando os valores do cooperativismo.”

Congresso do Ramo Crédito

 O empoderamento de pessoas e comunidades é o tema do 30º Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP), que fez uma análise do papel das cooperativas financeiras em um mundo em constante mudança. O evento ocorreu entre os dias 2 e 3 de novembro, em Paris, na França, e contou com a presença de 15 dirigentes cooperativistas mineiros

“Viemos observar e comparar o cooperativismo de crédito europeu com o brasileiro para, posteriormente, aplicar esses conhecimentos de acordo com a nossa realidade”, conta o presidente do Sicoob Credibelo, Luciano de Oliveira Cunha.

Além de participar do evento, o grupo fez uma visita de prospecção de boas práticas sociais na Les Relais Solidaires —  grupo econômico solidário, que tem por missão favorecer a inserção, o retorno ao emprego e a inclusão social de populações vulneráveis.

O presidente da Unicred Aliança, Luiz Mauro Coelho, está muito otimista com a oportunidade de aprendizado. “Voltei com novas ideias e um novo olhar para esse nicho do banco popular para, quem sabe, atuar nesse mercado também”.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.