A preocupação em dar continuidade aos empreendimentos rurais tem grande destaque no ramo cooperativo e também na dinâmica da agricultura familiar. Por isso, a Cresol tem olhado para as famílias cooperadas e buscado maneiras de contribuir para que a transição entre gerações seja planejada.
Neste sentido, a Cresol lançou, em novembro, o projeto-piloto Sucessão Familiar Cresol. A primeiras turmas têm o envolvimento de 30 famílias — pais e responsáveis juntamente com os filhos — dos municípios de Candói, no Paraná, e Sarandi, no Rio Grande do Sul, atendidos pelas cooperativas Cresol Vale das Águas e Cresol Origens, respectivamente.
O projeto tem previsão de ser executado ao longo de seis meses e prevê consultoria técnica junto às propriedades rurais, em uma proposta de intervenção que envolva a família em todas as análises e decisões a partir da consultoria. O propósito é de que os filhos cultivem as tradições familiares com o olhar para as oportunidades que a atualidade exige, e que os pais repassem aprendizados, continuem aprendendo e também compartilhem espaço para o protagonismo dos jovens
O apoio à juventude é um grande pilar de atuação da Cresol, que estará contribuindo com um novo formato de qualificação para os jovens ao trabalhar temas voltados para gestão da propriedade, continuidade familiar, relacionamento entre diferentes gerações, mercado, inovações e protagonismo.
Sobre a Cresol
Com 28 anos de história, mais de 881 mil cooperados e 820 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.