No dia 30 de novembro, a Cresol apoiou e esteve presente no 10º Encontro Estadual de Mulheres e 6º Encontro Estadual de Jovens, promovido pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Unicafes-PR) e a Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes-PR), no Centro de Eventos da Agrária, distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR).
A 10ª edição do encontro, com mais de 700 participantes, foi marcada por discussões sobre o papel das mulheres e dos jovens no cooperativismo, lançamento de parcerias estratégicas e a busca pelo fortalecimento do setor. O Sescoop/PR, através do Sistema Ocepar, e a Itaipu Binacional também foram apoiadores.
O foco no empoderamento feminino no contexto da agricultura familiar e economia solidária foi evidenciado pelo tema desta edição: “Mãos que semeiam e se organizam”. O presidente da Unicafes-PR, Ivori Aldomar Weide Fernandes, destacou a importância das mulheres nesse cenário da agricultura familiar. “Sabemos que tudo, hoje, quando se fala de produção de alimentos e cooperativismo solidário, está passando pelas mãos de mulheres. Estamos fortalecendo esse processo de desenvolvimento e também o empoderamento do jovem, empoderamento da mulher nas cooperativas de agricultura familiar e na economia solidária”, afirmou Ivori.
O evento teve como objetivo fortalecer o papel das mulheres rurais, proporcionando um ambiente para discutir desafios e compartilhar experiências. A programação incluiu uma mesa-redonda com lideranças femininas e jovens, abordando os desafios dos espaços públicos e momentos de discussão sobre o empoderamento das mulheres. Outro destaque foi o lançamento do “Selo dos Produtos das Mulheres Cooperativistas”.
Durante o evento, a Cresol firmou parcerias importantes com Unicafes-PR. Para o presidente da Cresol Grandes Lagos PR/SP, Nilceu Kempf, o empoderamento das mulheres rurais é fundamental. “Hoje, várias cooperativas de produção, cooperativas de crédito, são comandadas por mulheres, a maioria dos membros do conselho são mulheres, muitas vezes na executiva, são mulheres. Isso é importante para nós. Queremos essa igualdade”, destacou.
Para ele, foi uma alegria muito grande receber as mulheres na região de abrangência da Cresol Grandes Lagos PR/SP. “Nós, muitas vezes, aportamos recursos através dos projetos, por exemplo, de empreendedorismo, e nós cedemos para essas cooperativas para que elas desenvolvam o trabalho de melhoria de qualidade de vida dessas famílias trabalhadoras rurais”, comentou.
A cooperativa também estende sua atuação e apoio aos jovens. “Nós temos um programa, que é o Juventude Conectada, e vamos ceder algumas vagas para as cooperativas de produção poderem indicar os jovens para participar”, adiantou Nilceu Kempf.