Newsletter
Notícias

+Coop promove transformação social e fortalece as comunidades

02/04/2024

Criado pelo Sistema Ocemg em 2018, o Programa +Coop Desenvolvimento Sustentável incentiva mudanças positivas e o crescimento social em diversas comunidades mineiras, cidades ou microrregiões atendidas pela entidade, em parceria com cooperativas e entidades locais. Por meio do programa, são identificados grupos que atuam de forma conjunta, as atividades econômicas locais e as oportunidades de expansão em novos segmentos que podem gerar riqueza, empregos e renda, incentivando o progresso socioeconômico regional, com atenção à proteção ambiental.

O +Coop baseia-se nos princípios e valores do cooperativismo, nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e nas melhores práticas de sustentabilidade empresarial. A implementação do programa ocorre em cinco etapas: adesão; harmonização de grupo e contextualização; planejamento; implantação e consolidação; e monitoramento. “Inicialmente, realizamos uma análise da demanda. Em seguida, mapeamos os potenciais parceiros do projeto e validamos os interesses e objetivos com os beneficiários”, mostra a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Sayar. “Por último, estabelecemos um calendário com todas as etapas”.

A gerente acrescenta que, após a organização de todas as fases, é necessário analisar os dados disponíveis e realizar as avaliações essenciais para harmonizar o grupo e contextualizar o projeto. “Posteriormente, elaboramos o modelo de negócio com o planejamento estratégico adequado”, detalha. “Assistimos aos grupos também na elaboração do plano de ação e nas estratégias para posicionamento de mercado”.

Por último, as fases práticas incluem a execução das ações prioritárias, o acompanhamento dos processos e etapas do plano de ação, reuniões com o grupo gestor e encontros com o grupo beneficiado. “Em seguida, realizamos o monitoramento dos resultados para análise de dados e avaliamos a experiência do grupo por meio de relatos”, descreve Andréa.

 

Projetos em destaque

A atuação do +Coop é ilustrada pelo fortalecimento da cadeia produtiva do queijo cabacinha, no Vale do Jequitinhonha. O laticínio foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural de Minas Gerais pela Lei nº 24.379, evidenciando sua relevância histórica. Produzido na região há mais de 80 anos, o queijo cabacinha não possui autorização para ser comercializado em grandes estabelecimentos, impactando diretamente cerca de 160 famílias produtoras locais.

No início de 2023, o Sistema Ocemg iniciou uma série de reuniões mensais com os produtores de queijo cabacinha. Ao longo do ano, a entidade enviou especialistas, esclareceu dúvidas e apoiou a formação a organização dos Produtores de Queijo Cabacinha do Vale do Jequitinhonha.

 

Ineditismo

O +Coop também colabora com a Pastoral de Rua no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa nasceu de uma solicitação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A partir desta ação, foi criado o grupo Sabor do Canto, que prepara lanches para eventos. Formalizado como a Cooperativa de Trabalho Solidária Sabor do Canto (Cotrassb) este ano, é a primeira do País neste segmento. O Sistema Ocemg ajudou na elaboração do estatuto da cooperativa, da ata de constituição e promoveu encontros para esclarecimentos sobre questões de tributação e contabilidade.

Já em Morada Nova de Minas, o Projeto Cadeia Produtiva da Tilápia tem o apoio do Sistema Ocemg e do Sicoob Aracoop. Iniciado há 12 anos, o projeto enfrentou desafios significativos, principalmente relacionados à obtenção de crédito pelos pequenos produtores.

Atualmente, a produção de tilápia é uma das principais atividades econômicas da região, abrangendo desde frigoríficos até serviços de manutenção e fabricação de tanques. Morada Nova é o segundo maior produtor de peixe do Brasil, conforme dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe Br). Estima-se uma produção mensal que supera 3 mil toneladas de tilápia, gerando centenas de empregos na região.

Por fim, no município de Caranaíba, o Sistema Ocemg, através do +Coop, promoveu uma iniciativa relevante para a comunidade, em prol dos Produtores Rurais e Artesãos de Salsa e Região, em parceria com o Sicoob Nossacoop, avançando consideravelmente em direção ao desenvolvimento. Em uma reunião realizada em 25 de outubro de 2023, produtores, parceiros locais e a equipe do Nossacoop uniram esforços para planejar o futuro da comunidade.

Com aproximadamente 50 membros registrados, 22 em atividade e cinco pequenas agroindústrias certificadas, o foco está na produção de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Sistema Ocemg

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.