Newsletter
Notícias

Comitiva do Sicoob Unicoob participa de Missão ESG+COOP em Toulouse - França

07/06/2024

Entre os dias 12 e 17 de maio, uma comitiva do Sicoob Unicoob, juntamente com o SESCOOP/PR e outras cooperativas do estado do Paraná que integram o Programa ESG+Coop, participaram de um módulo do Programa Internacional: Gestão de Cooperativas ESG (Environment, Social & Governance), na Toulouse Business School (TBS), em Toulouse – França.

O Programa ESG+COOP tem como objetivo monitorar, avaliar e certificar as cooperativas paranaenses, focando nos critérios ESG, que em português se traduzem em Ambiental, Social e Governança e se referem a práticas empresariais que valorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência.

As aulas foram realizadas em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE Escola de Negócios) e visaram proporcionar aos alunos a chance de explorar o diversificado panorama de modelos de negócios cooperativos e práticas ESG na França e região, bem como suas possíveis implicações no contexto brasileiro.

“Nesta imersão, foi possível observar e discutir sobre os critérios ESG, o entendimento e aplicação da sustentabilidade nos negócios. É perceptível a diferença de comportamento entre as cooperativas francesas e brasileiras em diversos conceitos, desde a concepção. Com essa amplitude prática, conseguimos refletir nas fortalezas e fraquezas de cada cultura. No caso do Brasil, o amplo espaço que temos em nos aproximar mais do quadro social, focar no desenvolvimento dos associados e, no caso da França, a oportunidade de impactar mais seu território”, compartilhou a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob Central Unicoob, Júlia Fagan.

No período da imersão, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar as aulas conceituais na universidade, no período da manhã, e, no segundo período, realizar visitas técnicas em cooperativas e empresas da cidade e região. Um dos módulos do programa foi uma missão com a oportunidade de entender a perspectiva europeia sobre a temática sustentabilidade e seus critérios de monitoramento.

“Nossa missão internacional foi espetacular. Os momentos incríveis de trocas de experiências entre todas as cooperativas de diversos ramos presentes, juntamente com as visitas lá realizadas, deixaram a todos com o ‘gostinho’ de que temos muito a fazer em busca de um mundo mais sustentável”, declarou a gerente de Compliance do Sicoob Ouro Verde, Carmen Paiva.

Dentre os importantes temas debatidos, foram abordados: Cooperativas na França: Histórico, regulações e ESG; Frameworks para Relato ESG - Regulações Globais e Europeias - Experiências práticas; ESG e Sustentabilidade na Europa: Dimensão Ambiental; ESG e Sustentabilidade na Europa: Dimensão Social; Liderança para Sustentabilidade; e Integração dos ODS em cooperativas: Relações com ESG.

“A Europa desponta como uma região de destaque no debate ESG, impulsionada por seu ambiente regulatório e cultura. Dessa forma, trago dessa missão um grande aprendizado, a ser compartilhado com a alta gestão, em busca de adaptarmos as estratégias para a nossa realidade, tornando a cooperativa mais sustentável”, declarou a coordenadora de Comunicação e Marketing do Sicoob Credicapital, Solange Dagostim.

A comitiva do Sicoob Unicoob foi formada pela gerente de Compliance do Sicoob Ouro Verde, Carmen Paiva; a assessora de Governança Corporativa do Sicoob Vale Sul, Débora Souza dos Santos; a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob Central Unicoob, Júlia Fagan; o diretor Administrativo Financeiro do Sicoob Três Fronteiras, Renato Schafranski; o diretor de Mercado do Sicoob Confiança, Rogério Griguc; a coordenadora de Comunicação e Marketing do Sicoob Credicapital, Solange Dagostim; e a analista de Governança do Sicoob Metropolitano, Talita Martins.

Para saber mais sobre como foi a experiência da cooperativa, procure os participantes do Unicoob que estiveram na Missão ESG+COOP e veja no link a seguir os materiais estudados no Programa: MÓDULO TOULOUSE

Assessoria de Imprensa

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.