Newsletter
Notícias

Ação solidária de cooperativas beneficia cerca de 2,5 mil pessoas em Cariacica

08/07/2024

A cooperação tomou conta do Parque Municipal “O Cravo e a Rosa”, no município de Cariacica, na manhã deste sábado (6/7). O local foi palco da celebração do Dia de Cooperar na Grande Vitória, que ofereceu uma série de serviços gratuitos para a população local. Cerca de 2,5 mil pessoas passaram pelo evento.

Clique aqui e confira as fotos. 

A iniciativa, realizada pelo Sistema OCB/ES, cooperativas capixabas e instituições parceiras, proporcionou diversos atendimentos para o público participante. Na área da saúde houve a oferta de vacinação humana e antirrábica para cães e gatos, consultas médicas, teste de HIV/Aids, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações de primeiros socorros, orientações de saúde mental e aula de zumba.

Para promover a cidadania, a ação também contou com os serviços de emissão de carteira de identidade, foto 3x4, atendimento do Sine para cadastro de vagas de emprego, Cadastro Único (CadÚnico) e cortes de cabelo masculino e feminino. Ainda houve assessoria de finanças pessoais, jogos cooperativos, contação de histórias sobre finanças e orientações educativas de trânsito.

Momentos de recreação e lazer permearam toda a programação. Os visitantes, em especial as crianças, desfrutaram de atrações como música ao vivo, mágica, teatro, apresentação de capoeira, malabares, pula-pula, escorregador, perna de pau e estátua viva. Em complemento, foram distribuídos cachorro-quente, algodão-doce, pipoca, picolé e refrigerante.

Carlos Vieira, coletor, compareceu à ação para acessar o serviço de emissão de carteira de identidade. Ele veio com a esposa, a costureira Elzira Vieira, que também aproveitou o atendimento para garantir o seu documento. “Eu estava precisando da segunda via da minha identidade. Já tinha marcado no Faça Fácil, mas na época estava o lugar estava fechado, por causa da pandemia. Até que aconteceu isso aqui [a ação] e aproveitei a oportunidade. Gostei, pois está muito organizado e me ajudou muito”, ressaltou Carlos.

Quem também prestigiou o evento foi a fisioterapeuta Cristiely Oliveira, junto com o filho dela. Ela veio para fazer acompanhar ao seu marido, que atuou como voluntário na celebração. “Trouxe o meu filho para se divertir e passear um pouco. Nem sabia que tinha vacinação aqui e já aproveitei e utilizei o serviço. Foi ótimo. A organização está muito legal, e são serviços de grande utilidade para a comunidade”, avaliou.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, avalia que a ação realizada em Cariacica traduz a essência do cooperativismo. A liderança lembra que o modelo de negócio tem como premissa o desenvolvimento de iniciativas que beneficiem a sociedade, com base no sétimo princípio do movimento, o Interesse pela Comunidade.

“O olhar humano e a preocupação em proporcionar bem-estar para as pessoas, principalmente para aquelas que estão em situação de vulnerabilidade, é uma característica muito forte do cooperativismo. A cada nova edição do Dia de Cooperar, as cooperativas desenvolvem iniciativas como a que realizamos neste sábado, com o intuito de exercitar a responsabilidade social junto às comunidades”, explica.

Contudo, as ações do Dia de Cooperar não se limitam às celebrações. Essa rede de solidariedade abarca todo tipo de iniciativas de responsabilidade social das cooperativas brasileiras, desenvolvidas durante o ano todo. É o que frisa o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

“Muito além de celebrações e ações pontuais, que também têm uma grande relevância, as cooperativas desenvolvem projetos e programas com planejamentos contínuos e impacto a longo prazo. Por meio desses trabalhos, o movimento cooperativista consegue se conectar de forma mais profunda com as necessidades das pessoas, promovendo uma verdadeira transformação de realidades”, salienta.

A realização do Dia de Cooperar 2024 em Cariacica é uma iniciativa do Sistema OCB/ES em parceria com as cooperativas Cooperciges, Cooperáguia, Cooproves, Coopsi, CMPK, Sicoob Central ES, Sicoob Sul-Serrano, Sicredi Serrana RS/ES, Unicred Aliança, Unimed Espírito Santo (federação) e Unimed Vitória/Instituto Unimed Vitória. A ação conjunta conta, ainda, com o apoio de instituições públicas como o Detran|ES, a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Sine e a Polícia Científica do Espírito Santo.

 

SOBRE O DIA DE COOPERAR

O Dia de Cooperar, ou Dia C, é um grande movimento de solidariedade e voluntariado desenvolvido pelas cooperativas em todo o Brasil. Criado em 2009 em Minas Gerais, ele ocorre no Espírito Santo desde 2014 e, a cada ano, o número de ações aumenta.

O objetivo é estimular as cooperativas a desenvolverem projetos perenes com foco socioambiental ao longo de todo o ano, contribuindo para o desenvolvimento social das localidades onde elas estão instaladas. A celebração oficial ocorre sempre no primeiro sábado de julho, quando também é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. 

Somente em 2023, o Espírito Santo registrou 198 ações realizadas, envolvendo 60 cooperativas capixabas e 4,8 mil voluntários, que se uniram com o intuito de ajudar quem mais precisa. Ao todo, foram mais de 93 mil pessoas beneficiadas diretamente em 98 municípios (73 no ES e 25 em cidades da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, onde parte das cooperativas capixabas também atua).

 

 

Sistema OCB/ES