Newsletter
Notícias

Sistema Ocergs presta contas sobre campanha de doação que mobilizou cooperativas de todo o Brasil

08/07/2024

Depois de se transformar em central de logística da campanha de doações do Sistema Ocergs, o pátio da cooperativa Cooperlíquidos, em Canoas, deu espaço a homenagens e agradecimentos a quem contribuiu na reconstrução do Estado. O Dia C, que aconteceu neste sábado (6), Dia Internacional do Cooperativismo, marcou o encerramento do Centro de Distribuição da campanha Coopera RS, liderada pelo Sistema Ocergs para garantir que a ajuda de cooperativas de todo o Brasil chegasse a mais de 12 mil pessoas. A partir de agora, as doações serão enviadas diretamente para as entidades parceiras.

Foi ao som de Renato Borghetti e os gaiteiros da Fábrica de Gaiteiros que voluntários, associados de cooperativas, autoridades e a direção do Sistema Ocergs se reuniram em Canoas. Segundo o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o cooperativismo teve um papel fundamental na reconstrução do Rio Grande do Sul. “Nós temos a função de cuidar das pessoas e gerar resultados para elas – e assim fizemos,  com os cooperados atuando em suas frentes de trabalho e mostrando a união que o nosso Estado precisa”, destaca Darci.

Mais de 30 cooperativas fizeram parte do Coopera RS, que arrecadou cerca de 950 toneladas de alimentos, cerca de 40 mil peças de roupas, mais de 20 mil litros de água mineral, além de uma média de 400 toneladas de produtos de limpeza. Para a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, o Dia C simboliza os esforços das cooperativas que se uniram para ajudar os gaúchos. “Sabemos que temos muito pela frente ainda, mas nos orgulha ver o resultado conquistado até aqui, fruto de uma grande rede de solidariedade e responsabilidade que é o cooperativismo”, ressalta Simone.

 

Painéis destacaram a importância dos apoiadores, doadores e entidades

No evento, painéis destacaram a solidariedade e colaboração entre as cooperativas. O primeiro painel, liderado por Mario De Conto, Superintendente do Sistema Ocergs, destacou o apoio essencial da Unimed, Sicredi Origens e Fecoagro/RS. Paola Londero, coordenadora da Escoop, conduziu o segundo painel, que destacou importantes doadores como Cotraibi, Cooperlíquidos e Sicoob São Miguel do Oeste. A Copacol, do Paraná, também foi reconhecida como uma parceira chave no movimento cooperativista.

No terceiro painel, que contou com a mediação da Daniela Ungaretti, foram destacadas as entidades beneficiadas, que receberam doações do evento. Participaram representantes de entidades como Cootravipa, Coometal e Viaduto Cairu.

 

Homenagens a quem cooperou para reconstruir o RS

Entre as atividades, o momento mais aguardado da manhã foi a homenagem aos voluntários. Desde o início das ações, 31 colaboradores do Sistema Ocergs auxiliaram no recebimento, organização, logística e envio das doações, que chegavam de todo o Brasil e partiam para diversos lugares do Estado.

Uma delas é a Ana Lúcia Assis, voluntária do Sistema Ocergs que, durante mais de dois meses, esteve à frente das atividades. “Só agora que vou voltar ao meu trabalho normalmente. Todo esse tempo, fiquei ajudando a descarregar caminhões de doações, organizando a logística de entrega, auxiliando as famílias”, conta Ana.

Durante o evento do Dia C, os voluntários foram homenageados com a entrega de medalhas. O Dia C é uma ação de voluntariado que acontece em todo o Brasil, além da ação de Canoas, cooperativas de todo o Estado marcaram a data com a realização de mais de 40 ações, como atividades de arrecadação de doações, promoção de saúde e bem estar.

Resultados da campanha Coopera RS:

  • Mais de 12 mil pessoas atendidas com doações
  • Mais de 30 cooperativas envolvidas
  • 950 toneladas de alimentos
  • 1.200 colchões
  • 40 mil peças de roupas
  • 500 travesseiros
  • Mais de 380 abrigos e entidades beneficentes atendidas
  • 20 mil litros de água mineral
  • 11 mil cobertores
  • 400 toneladas de produtos de limpeza
  • 500 kilos de ração para pets
  • Mais de mil pacotes de fraldas

Sistema Ocergs