Newsletter
Notícias

Cresol celebra o Dia do Cooperativismo com ações de impacto sustentável e social

08/07/2024

Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste ano em dia 6 de julho, a Cresol celebra iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social que estão transformando comunidades locais e promovendo a inclusão econômica em todo o Brasil. As ações de ESG (governança, meio ambiente e social) da cooperativa têm gerado impactos significativos no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida de cooperados e não cooperados. 

Uma das prioridades das ações deste ano é o apoio à reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul. A cooperativa atente mais de 237 mil cooperados no Estado, com agências em 238 cidades, muitas das quais atingidas pela força das águas. Para os cooperados, estão sendo trabalhadas alternativas que proporcionem soluções para suas principais demandas durante esse período crítico. Além disso, uma ampla campanha de doações por Pix está sendo fomentada para apoiar as necessidades do Estado.

Como parte do fortalecimento ESG da Cresol, a cooperativa passou a integrar o Programa ESGCoop, uma parceria da com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Sistema OCB, lançado em dezembro de 2023. O programa inclui capacitações e análises de impacto que visam ampliar as iniciativas nos pilares de governança, social e ambiental. No último ano, também foram formados os comitês ESG. Essas unidades estão integrando práticas sustentáveis em suas operações diárias, com expectativa de implementação total até o final de 2024. 

A Cresol também destinou mais de R$ 5,6 milhões para projetos comunitários por meio do Fundo Social em 2023. Esse fundo apoia iniciativas voltadas para a educação, cultura, infraestrutura e desenvolvimento local, proporcionando benefícios diretos a diversas comunidades. Tais investimentos são cruciais para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das economias locais.

As ações demonstram que o cooperativismo é um poderoso motor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo significativamente para a construção de um Brasil mais justo e equitativo. “O envolvimento ativo dos nossos membros reflete o verdadeiro espírito cooperativista, mostrando que cada decisão tomada está alinhada com os interesses da nossa comunidade e do bem-estar coletivo”, destaca Cledir Magri. 

Sobre a Cresol

Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 890 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Cresol