Newsletter
Notícias

Projeto Batalhão do Bem marca presença na 30ª edição da FEICOOP

10/07/2024

O Projeto Batalhão do Bem, através da parceria com o IFFAr – Instituto Federal Farroupilha, estará presente na 30ª edição da FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária, em Santa Maria. O evento, que acontece de 12 a 14 de julho no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, é um dos maiores de economia solidária da América Latina e terá como tema: “Construindo a sociedade do bem viver: Por uma ética planetária”.

A FEICOOP, que atrai participantes de diversas partes do Brasil e do mundo, é um importante espaço de articulação, debate e troca de experiências. Em 2024, a feira reafirma seu compromisso com a ética e a sustentabilidade, incentivando apenas o consumo de produtos naturais e agroecológicos. Pelo segundo ano consecutivo, o Batalhão do Bem contará com um espaço no evento, dedicado à comercialização e amostra dos produtos confeccionados pelas integrantes do projeto, proporcionando às participantes a oportunidade de exposição e venda do que foi aprendido e produzido durante as aulas.

“O projeto Batalhão do Bem é de extrema importância para esta feira, pois ele promove a economia solidária e circular. Estamos imensamente orgulhosos de nossas participantes e extremamente animados para mostrar o trabalho incrível que elas têm realizado” afirma Nara Lopes dos Santos, Gerente do Instituto Unicred.

O Batalhão do Bem é uma iniciativa da Cooperativa Unicred Ponto Capital com apoio do Instituto Unicred, que tem como objetivo de ressignificar o processo de transformação e reaproveitamento dos resíduos descartados por unidades militares, a partir da doação de fardas e vestimentas não mais utilizadas pelos militares, com base na ótica da economia circular. O projeto reforça o conceito da economia solidária, que é um modelo que busca a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas, contribuindo para a geração de renda, empoderamento e autonomia das participantes. Além disso, também incentiva a economia circular, que se baseia no princípio de reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar recursos, sendo fundamental para a sustentabilidade ambiental, pois evita o desperdício e o descarte inadequado de materiais.

 

Sobre o Instituto Unicred

O Instituto Unicred é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. 

Assessoria de Imprensa