Newsletter
Notícias

Sistema OCB participa de Fórum Político da ONU

10/07/2024

Na próxima terça-feira (9), o Sistema OCB participa do lançamento preliminar do Ano Internacional das Cooperativas (International Year of Cooperatives - IYC2025), da Organização das Nações Unidas (ONU), a ser realizado durante o Fórum Político de Alto Nível da entidade, em sua sede, em Nova York. O evento será transmitido a partir das 10h45, no horário de Brasília e, às 12h20, a gerente-geral Fabíola Nader Motta irá falar sobre o cooperativismo brasileiro. A transmissão será feita pela Web TV da ONU

Para ela, a representatividade do movimento no fórum é uma oportunidade de mostrar ao mundo a força que o cooperativismo possui no Brasil. "Nosso modelo de negócios, centrado na cooperação e na sustentabilidade, contribui de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico de inúmeras comunidades. A presença de uma cooperativa incrementa em 18,5% o PIB per capita em comparação com um município de tamanho semelhante onde não há uma coop. Isso demonstra seu impacto positivo no desenvolvimento econômico", disse. 

Durante o evento, a gerente-geral irá apresentar como a Unidade Nacional, que representa as coops brasileiras, promove inclusão econômica e justiça social. "É um enorme privilégio falar em nome de nossas mais de 4 mil cooperativas no coração da comunidade internacional e, também, dar relevância ao movimento para a humanidade. Com o apoio da ONU e de organizações internacionais, podemos promover, juntos, a resiliência, a inclusão social e a gestão ambiental", acrescentou

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) anunciou que o tema do ano de 2025 será Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, que evidencia o impacto global e duradouro do sistema cooperativista. A temática destaca como o modelo cooperativo é uma solução essencial para superar muitos desafios globais e como desempenha um papel crucial na aceleração dos esforços para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

O projeto de resolução da ONU A/78/L.71 sobre o Ano Internacional das Cooperativas 2025 sugere maneiras de celebrar e incentivar todos os estados-membros, as Nações Unidas e as partes interessadas relevantes a alavancar o movimento e promover a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento social e econômico. 

O lançamento oficial do IYC2025 acontecerá em Nova Delhi, na Índia, durante a Conferência Cooperativa Global e Assembleia Geral da ACI, agendada para acontecer entre os dias 25 e 30 de novembro. O evento terá a presença de diversos líderes globais,  seguido por uma celebração sobre o impacto das cooperativas na sociedade, que reflete sobre as conquistas e delineia as futuras ações para fortalecer o modelo de negócios.

Sistema OCB