Newsletter
Notícias

Cooperados da Cresol apostam na diversificação de culturas para ampliar renda

10/07/2024

O olhar empreendedor de produtores rurais da cidade de Nova Aurora, Oeste do Paraná, tem contribuído com a diversificação de culturas no município, que é amplamente agrícola e de produção de gado, aves e peixes. É o caso do casal Luiz Padilha e Rhayla Devigli, que apostou na produção de morangos para potencializar a renda no campo. 

Atuando com essa cultura desde 2018, Luiz e Rhayla projetam a segunda estufa de morangos para a colheita de cerca de 150 quilos da fruta por semana. Para garantir um fruto mais doce e de melhor valor agregado, eles optaram por mudas trazidas do Chile que se adaptam melhor ao clima do Oeste do Paraná. “Nesse momento do ano, a nossa produção não é grande, a partir dos meses de agosto e setembro começa a nossa maior demanda. Hoje estamos entregando a nossa produção para clientes fixos, como Cmeis, sorveterias e pizzarias. Por conta das mudas vindas do Chile, o nosso fruto é maior e mais doce, é um investimento que compensa”, reforça Luiz. 

Contando com recursos obtidos na Cresol, a família comemora os ganhos e destaca a importância da cooperativa nesse processo de crescimento. “Sempre que a gente vai até a agência da Cresol com uma ideia, a equipe busca uma solução para as nossas necessidades, sempre atendem bem e nos ajudam”, destaca Rhayla.

Quem também conta com investimentos obtidos pela Cresol é o cooperado Augustinho de Luca, morador da Comunidade Melissa, em Nova Aurora. Produzindo laranjas desde agosto de 2008, o agricultor já obteve recursos na Cresol por meio do Plano Safra para investimentos na cultura, realizando a compra de um pulverizador e o custeio das laranjas e tangerinas.

Hoje, a propriedade conta com mais de 2 mil pés de laranjas de diferentes qualidades e a produção chega a 10 toneladas por mês. “Quando eu comecei, me chamaram de louco, porque aqui nessa região não tinha essa cultura, mesmo assim eu decidi continuar. Eu tive acesso a custeio pela Cresol e não tenho do que reclamar, comprei um caminhão para transportar as minhas laranjas, além de outros investimentos e sempre que preciso vou na Cresol, para o pequeno produtor não tem melhor”, ressalta Augustinho. 

Plano Safra 2024/2025

Todos os anos, a Cresol se antecipa para atender as necessidades de seus cooperados e isso tem gerado bons frutos, resultando no desenvolvimento das comunidades, conforme destaca a gerente da agência de Nova Aurora, Solange Roecker. “A Cresol é especialista no crédito rural e sempre de forma proativa faz contato antecipado com os seus cooperados, pois o Plano Safra gera uma expectativa para quem quer investir ou realizar a manutenção de suas atividades. Isso garante que saiamos na frente para fazer as liberações de crédito de forma ágil e sem burocracia”, afirma Solange. 

A respeito da diversificação das culturas, a gerente destaca que é uma tendência do município, que, com a ajuda da Cresol, tem fortalecido sua economia. “Nova Aurora tem economia diversificada e forte, contando com a produção de aves, suínos, grãos, gado de leite e corte e também peixes. Se hoje os nossos cooperados estão investindo, significa que a Cresol está realizando a sua missão”, completa Solange.

 

Cresol