Newsletter
Notícias

Conexão Sicoob; evento em formato de hackathon é lançado pela cooperativa

10/07/2024

Com o objetivo de se aproximar mais da comunidade jovem e colocar em prática o princípio cooperativista de fomento ao ensino, o Sicoob Credicapital lançou, no último sábado (06/07), o Conexão Sicoob, um evento em formato de hackathon para a resolução de desafios reais do universo financeiro, com a parceria da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Acic Labs, Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O evento será realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto, na Acic Labs, exclusivo com alunos do Senai e propiciará uma verdadeira imersão ao mundo cooperativista e financeiro. A proposta é que os grupos formados durante o evento, apresentem soluções aplicáveis e inovadoras para a resolução de problemas reais.

Durante os três dias do hackathon, os participantes contarão com a colaboração de consultores, para aplicação das soluções na ferramenta business canvas model, que propõe diversas perguntas, como identificação do cliente, oferta de valor, fontes de custo, renda e principais atividades. “Vamos ensinar para esses alunos a cultura empreendedora, para que ao final de tudo, eles saibam identificar problemas e como resolver, onde trabalham ou nas atividades que procuram e, se encontrarem algum problema, saibam buscar a solução”, afirma o presidente da Acic, Siro Canabarro.

Todos os problemas já foram levantados e lapidados por consultores do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), buscando a garantia de que os alunos consigam apresentar soluções palpáveis. “De modo geral, a indústria e o comércio estão com uma demanda grande de mão de obra e a Federação, através do Sesi e Senai, é parceira na formação, capacitação dessas pessoas, para que possam crescer na vida e contribuir para o desenvolvimento industrial”, explica o coordenador do Conselho Regional da Fiep, Gilberto Luiz Bordin.

Para o coordenador de educação profissional do Senai, Dilson Ledur, o Conexão complementa o que a instituição trabalha em sala de aula, mostrando quanto os problemas impactam na produção, qualidade e desenvolvimento de novas tecnologias. “Esse programa vem para contribuir para que os alunos sejam profissionais bem-preparados, com visão para inovação”, finaliza.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, João Irani Flores, destaca o papel social do cooperativismo com o desenvolvimento do Conexão. “É por meio dessas atividades que conseguimos estar próximos da comunidade, dos jovens, para que a gente consiga fazer com que haja uma liderança jovem e mais qualificada, através das atividades desenvolvidas pelas entidades que estão hoje com o Sicoob, sendo uma forma de preparar esses jovens para que eles sejam nossos colaboradores, cooperados, líderes”.

Sobre 

O Sicoob Credicapital possui 29 agências nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, espalhadas em 22 municípios. Hoje, a instituição conta com mais de 60 mil cooperados, que possuem acesso a diversos serviços, linhas de crédito, além de contarem com atendimento personalizado e que prima por receber o cooperado de forma presencial, evitando interações apenas com atendimentos automáticos.

Assessoria de Imprensa Sicoob Credicapital