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Cooperativas financeiras ganham espaço entre os jovens

16/07/2024

O que os jovens conectados e engajados da Geração Z esperam para suas vidas financeiras? A resposta pode estar no cooperativismo de crédito, um modelo de negócio justo e sustentável, pronto para atender às expectativas de quem se preocupa com o consumo consciente e o futuro das pessoas e do planeta.

Nascidos entre 1995 e 2010, os integrantes da Geração Z já representam cerca de 20% da população brasileira. Eles cresceram na era da internet, por isso são chamados de nativos digitais, valorizam a sustentabilidade e estão engajados em causas políticas, sociais e ambientais.

De acordo com o Relatório de Tendências da Meta, os hábitos de consumo da Geração Z estão diretamente relacionados à preocupação com as causas que defendem. Eles estão atentos à origem dos produtos, condições de produção e preferem marcas com responsabilidade ambiental e que contribuem com as comunidades locais. Além disso, também valorizam empresas com atuação ética e transparente e que ofereçam retorno social e ambiental à sociedade.

“O cooperativismo tem o que os novos consumidores procuram. Com quase 200 anos de história, esse modelo de produção está mais atual do que nunca. Nossa atuação com foco nas pessoas e compromisso com as comunidades está alinhada a hábitos de consumo mais sustentáveis, principalmente entre os mais jovens. Nas cooperativas financeiras, a oferta de produtos e serviços justos, a repartição de resultados e o fomento à economia local mostram na prática a forma cooperativista de fazer negócios com propósito”, afirma o vice-presidente da Confebras, Luiz Lesse.

Segundo dados do BureauCoop, as coops financeiras têm 3,2 milhões de cooperados entre 18-30 anos, faixa etária que abrange boa parte da Geração Z. No Sistema Ailos, por exemplo, a Geração Z e os Millennials (geração de pessoas nascidas entre 1984 e 1995) já representam mais de 50% da base de cooperados e têm hábitos de relacionamento com as cooperativas bem diferentes das gerações anteriores.

Um deles é o fato de que os mais jovens não costumam frequentar agências ou postos de atendimento físicos. Como bons nativos digitais e acostumados às rápidas transformações tecnológicas, são adeptos dos serviços financeiros digitais, desde a abertura da conta às movimentações do dia a dia.

De acordo com o levantamento do Ailos, enquanto os Millennials se destacam pela diversificação de produtos financeiros, como financiamentos imobiliários e seguros; os cooperados da Geração Z realizam um volume significativo em transações Pix e têm participação ativa em eventos educacionais, o que mostra o interesse dessa faixa etária em conteúdos voltados para finanças.

 

“Ambas as gerações possuem comportamentos muito parecidos com relação ao consumo de produtos de operações de crédito. Embora essas gerações possam ter abordagens diferentes em relação ao uso desses instrumentos financeiros, ambas reconhecem o valor que eles oferecem em termos de conveniência, flexibilidade e capacidade de alcançar objetivos financeiros de curto e médio prazo”, destaca o superintendente de Marketing da Central Ailos, Peterson Fernandes Colares.

Cooperativista desde os 11 anos, o escritor e palestrante Érico Metzner, de 20 anos, conhece bem o cooperativismo de crédito e destaca o relacionamento de proximidade e a educação financeira como diferenciais das cooperativas para atrair os mais jovens.

“Por ser uma geração hiperativa, que tem a atenção de 30 segundos, a Geração Z também espera retorno rápido na vida financeira, o que pode acabar induzindo a riscos. Na cooperativa, como o cooperado é um sócio, e não um cliente, o tratamento é mais especializado e mais próximo. Não é um banco, é uma instituição em que as pessoas vão conversar com você para te ajudar a entender melhor o que está fazendo com o seu dinheiro, isso é uma grande vantagem”, afirma.

 

Benefícios mútuos 

A entrada de jovens nas cooperativas também beneficia as próprias instituições e o movimento cooperativista como um todo, na avaliação do diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen. Segundo ele, a aproximação com esse público é uma estratégia para renovação do quadro social das cooperativas e garantia de continuidade do modelo de negócio.

 

“A integração dos jovens pode, a longo prazo, beneficiar a cooperativa, criando uma base de cooperados em expansão com alto potencial de fidelização e engajamento. Inserir os jovens no modelo e na visão cooperativista também contribui para a mudança do cenário socioeconômico do Brasil, já que o cooperativismo é um modelo de negócios baseado em princípios que promovem o desenvolvimento sustentável”, pondera.

 

No Sicoob, o público jovem (entre 18 e 30 anos) representa cerca de 20,8% do quadro social, em um total de 1,6 milhão de cooperados. Segundo Meinen, as instituições financeiras cooperativas têm potencial para atrair um contingente ainda maior nessa faixa etária e é preciso investir na comunicação sobre os diferenciais cooperativistas para esse público-alvo.

 

“As cooperativas podem se posicionar como alternativas financeiras inclusivas, transparentes e alinhadas aos padrões éticos e comunitários valorizados pela nova geração. São instituições com características atrãntes para os jovens, como educação financeira, taxas e tarifas menores, foco na comunidade, participação e voz ativa, produtos e serviços personalizados, investimento em tecnologia e inovação, além de uma forte aderência a valores e princípios éticos”, lista.

 


Juventude no 15º Concred 

Confebras também acredita na inclusão de jovens cooperados como uma estratégia para consolidar o cooperativismo financeiro como o modelo de negócio do futuro. Além disso, aposta na educação e formação de novos cooperativistas.

Durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que ocorrerá em Belo Horizonte de 7 a 9 de agosto, o espaço Integração Juventude promoverá uma imersão no mundo do cooperativismo para 3 mil jovens estudantes do ensino médio e universitários. Com atividades dinâmicas, palestras e muita interação, a programação é focada na educação financeira e estimula a troca de ideias e a formação de novos cooperativistas.

Saiba mais e se inscreva para assistir a programação online no site https://eventointegracaojuventude.com.br/

Participe do 15º Concred: https://concred.coop.br/

Confebras

 

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