Newsletter
Notícias

Unimed POA recebe workshop sobre inclusão, diversidade e equidade

28/10/2024

Uma nova edição do workshop Inclusão, Diversidade e Equidade no Cooperativismo – uma liderança transformadora foi realizada nesta quarta-feira (23). Desta vez, a anfitriã foi a Unimed Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Cooperados, dirigentes, gestores, coordenadores e colaboradores da Unimed e da Unicred participaram do evento promovido pelo Sistema OCB que tem como objetivo estimular a inclusão e valorização de pessoas diversas, com pluralidade de ideias, personalidades e vivências, de forma respeitosa e equânime, visando a atração e retenção de talentos nas cooperativas.

Gisele Gomes, consultora responsável por coordenar o workshop, abordou conceitos, dados e exemplos práticos que destacam a relevância da pauta no contexto das cooperativas e sua correlação com a agenda ESG (ambiental, social e de governança). A especialista em culturas inclusivas destacou que o assunto deve ser incorporado ao planejamento estratégico das cooperativas e ser parte do compromisso ativo das lideranças. “A intencionalidade deve fazer parte das ações de inclusão nas organizações. Do contrário, tais condutas podem ser consideradas uma espécie de “tokenismo”, ou uma forma de inclusão simbólica que não viabiliza a representação e participação efetiva de pessoas plurais e diversas nos espaços organizacionais”, afirmou. 

Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, falou sobre o empenho da entidade em oferecer às cooperativas soluções que estejam em consonância com a agenda ESG e com as demandas definidas durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), realizado em maio deste ano.  “A solução é importante porque contempla temas fundamentais para o ecossistema cooperativista, como a atração e retenção de talentos, assim como a sucessão. Além disso, tanto o mercado quanto os consumidores demonstram crescente atenção para essas questões, transformando a pauta de ID&E em um imperativo ético, moral e mercadológico”, ressaltou Débora. 

Para Gabriela Pinto, representante do Sistema Ocergs, o workshop ofereceu muito aprendizado e trocas com os colegas da Unimed Porto Alegre. “Tivemos acesso a dados importantes sobre a demografia médica tanto no Brasil como no Rio Grande do Sul e o quanto a diversidade está presente, evidenciando a importância do tema. A fala da consultora Gisele Gomes gerou uma troca de ideias muito interessante e nos trouxe diversos questionamentos sobre os quais devemos refletir, bem como estratégias para que tenhamos ambientes cada vez mais inclusivos”. 

Luciana Tarta, diretora de Relacionamento com o Cooperado da Unimed Porto Alegre, considerou que o evento foi significativo para sensibilizar e capacitar o público presente na promoção da inclusão, diversidade e equidade, por meio da conscientização, formação e sugestões de ações práticas e efetivas. “Trata-se de um tema complexo, cuja discussão é extremamente necessária. O conteúdo do workshop foi mutio qualificado, assim como os debates e trocas de experiências. Acredito que estes encontros precisam ser ampliados para o máximo de pessoas possíveis, para que a diversidade na nossa sociedade seja efetivamente representada em nossas cooperativas”, declarou. 

Também acompanharam o workshop pela Unimed Porto Alegre, Quelim Bittencourt, gerente executiva de   Relacionamento com o Cooperado; Juliane Cabral, coordenadora de Operações de Relacionamento com o Cooperado);  e Vanessa Witt (Analista de Capacitação e Desenvolvimento). A Unimed Brasil foi representada por Thaís Duarte, consultora na área de Planejamento, Comunicação e Relacionamento com os Cooperados. 


Sistema OCB

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.