Sistema OCB e DGRV promovem Fórum de Energia Cooperativa
03/09/2024
O Sistema OCB e a Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) realizam, nos dias 04 e 05 de setembro, o Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O evento irá reunir representantes de países como Brasil, Chile, México, Colômbia, Honduras e Alemanha, e tem como objetivo ser uma plataforma de discussão, aprendizado e troca de experiências sobre energia cooperativa.
O encontro vai promover a troca de conhecimento sobre as melhores práticas e regulamentações do setor e terá a presença de representantes de cooperativas de geração de energia distribuída; de cooperativas de todos os ramos com interesse em gerar sua própria energia; de organismos de políticas públicas; e de reguladores de geração distribuída, além de entidades de representação e cooperativas de crédito com produtos financeiros para energia comunitária.
A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, destacou a relevância do evento para o segmento e para o cooperativismo como um todo. "O Fórum é uma ótima oportunidade para que possamos aprimorar e divulgar, cada vez mais, as iniciativas de geração distribuída no cooperativismo. Durante o evento, será possível ter um aprofundamento do nosso entendimento e uma perspectiva de melhoria da nossa atuação sistêmica", afirmou.
O Fórum irá apresentar as iniciativas brasileiras em geração distribuída para representantes internacionais que buscam inspiração nos modelos e na evolução da regulamentação adotada no Brasil. Já para as cooperativas brasileiras, o evento oferece a chance de explorar ações internacionais e também se aprofundar em diversos conceitos e modelos diferentes dentro do território brasileiro.
O evento terá a apresentação de oportunidades de financiamento voltadas para gastos sustentáveis, com destaque para a relevância dessas práticas para o desenvolvimento do setor energético cooperativo.
Na ocasião, o Sistema OCB também irá divulgar dados inéditos sobre a geração de energia no cooperativismo brasileiro, com foco na geração distribuída. Os números serão essenciais para retratar o crescimento do setor, a contribuição das cooperativas na produção de energia sustentável e as oportunidades que a geração distribuída oferece para o desenvolvimento local e para a transição energética no Brasil.
Experiências e Modelos Internacionais
A experiência das cooperativas de energia na Alemanha é o tema do painel que inicia os trabalhos no primeiro dia do evento. Em seguida, será realizado o painel Desafios e tendências das cooperativas de energia renovável na Alemanha, crescimento e perenidade, ainda sobre a realidade do país europeu. No terceiro painel, representantes de entidades regionais abordam o tema A visão geral da energia cooperativa na América Latina, a partir da discussão de modelos de geração de energia comunitária, seu impacto, potencial e os desafios enfrentados pelas cooperativas na transição energética.
O segundo dia será marcado por um painel sobre as possibilidades de financiamento para cooperativas no contexto das finanças sustentáveis, com a participação de instituições como BID, BNDES, Cresol, Sicredi e Sicoob, com o tema Financiamento para descarbonização, onde serão discutidas oportunidades de crédito, especialmente linhas verdes, que impulsionam projetos de sustentabilidade e fortalecem o cooperativismo na transição energética e na agenda ESG.
Em seguida, um painel com representantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abordará o marco regulatório da energia cooperativa em diferentes países, promovendo o intercâmbio de boas práticas, desafios e perspectivas futuras, com destaque para as iniciativas brasileiras, com o tema Contexto regulatório para iniciativas cooperativas na América Latina e perspectivas.
Sistema OCB