Cooperativismo aparece em apenas dois dos nove planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza
03/10/2024
Entre os nove candidatos registrados para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024, apenas dois mencionam o cooperativismo em seus programas de governo: Chico Malta (PCB) e Técio Nunes (PSOL). O levantamento foi feito pela Assessoria de Relações Institucionais do Sistema OCB/CE, que analisou as propostas apresentadas pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os demais candidatos — André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil), Eduardo Girão (Novo), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade), José Sarto (PDT) e Zé Batista (PSTU) — não fazem referência ao cooperativismo em suas plataformas, apesar da relevância desse modelo econômico para a capital cearense.
Propostas voltadas ao cooperativismo
Chico Malta, do PCB, propõe um programa de reforma agrária que prevê a criação de cooperativas para a produção de hortifrutigranjeiros. A iniciativa está vinculada à criação de mercados populares, onde seriam comercializados alimentos e produtos oriundos tanto de trabalho individual quanto cooperativo. A proposta busca fomentar a agricultura familiar e melhorar o abastecimento alimentar na cidade.
Técio Nunes, do PSOL, menciona o cooperativismo em duas frentes principais. A primeira está relacionada à reciclagem e compostagem de resíduos sólidos, que incluiria a criação de cooperativas de catadores. A segunda é a Política Municipal de Economia Alternativa, que prevê o incentivo à organização produtiva em cooperativas, especialmente para trabalhadores da periferia e grupos vulneráveis. A proposta inclui a criação de um Laboratório de Economia Alternativa, que funcionaria como uma incubadora de projetos cooperativistas, oferecendo suporte técnico, jurídico e financeiro.
Vereadores
Embora o estudo não abarque os planos de propostas dos mais de 700 candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano, apenas uma candidatura à Câmara Municipal de Fortaleza, a de Pedro Matos, procurou o Sistema OCB/CE para apresentar proposituras alinhadas com os interesses do movimento cooperativista. Atualmente com mandato parlamentar, Pedro propõe a regulamentação em Fortaleza do fim da bitributação imposta às cooperativas.
O cooperativismo na economia de Fortaleza
Apesar de ser pouco mencionado nas propostas eleitorais, o cooperativismo desempenha um papel significativo na economia de Fortaleza. A capital cearense conta com 58 cooperativas, 116.843 cooperados e emprega 5.020 trabalhadores. Ao todo, são 121.863 famílias cooperativistas em Fortaleza.
O levantamento chama atenção para a pouca atenção dada ao cooperativismo pelos demais candidatos, mesmo com o potencial desse modelo econômico de gerar empregos, promover a inclusão social e fortalecer a economia local.
Cenário eleitoral
No próximo domingo (6), Fortaleza escolherá seu novo prefeito, e 1.769.999 eleitores estão aptos a votar, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). No total, o estado conta com 6.940.465 eleitores aptos nas eleições municipais de 2024.
Sistema OCB/CE