Newsletter
Notícias

Sistema OCB participa do lançamento do anuário do coop capixaba

04/10/2024

O Sistema OCB participou, nesta quinta-feira (3), do lançamento do 5º Anuário do Cooperativismo Capixaba. O evento é uma importante referência para o cooperativismo no Espírito Santo e, este ano, contou com a participação de presidentes, dirigentes e lideranças das cooperativas, que acompanharam com atenção a apresentação dos principais dados e indicadores socioeconômicos do movimento no estado.

O anuário traz uma visão detalhada sobre os avanços das cooperativas e seu impacto na economia capixaba. A publicação tem como objetivo informar o público sobre o crescimento das cooperativas e, também, reforçar a importância do modelo de negócios para o desenvolvimento regional.

Tania Zanella durante sua apresentação

A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, apresentou palestra que deu destaque à atuação da entidade em prol do cooperativismo nacional. “O que interessa é que nós, do Sistema OCB, possamos oferecer um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas, e é por isso que temos trabalhado com um planejamento cada vez mais unificado. Temos um cooperativismo extremamente nacionalizado. As cooperativas estão em todos os cantos desse país e, mais do que nunca, precisamos ter uma unicidade das nossas ações e estratégias”, esclareceu.

Sobre o anuário capixaba, Tania reforçou a importância dos números alcançados. “Aqui, no Espírito Santo, nosso movimento tem mostrado sua força e o significado cada vez mais positivo dos avanços que temos registrado e o potencial que o movimento oferece para superar os desafios que ainda temos pela frente para tornar o Brasil um país cada vez mais cooperativo, inclusivo e próspero”. 

Após a palestra, Tania recebeu a comenda Luiz Carlos Oliveira, criada para agraciar personalidades com atuação de destaque no cooperativismo. Ela leva o nome do ex-superintendente do Sistema OCB/ES, Luiz Carlos Oliveira, que dedicou sua vida para fortalecer e promover o movimento cooperativista no Espírito Santo. A superintende foi uma das 30 mulheres agraciadas com a comenda em  solenidade realizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) no dia 1° de julho. Tania não pôde comparecer na ocasião.

Além da superintendente, o especialista em mercado financeiro e co-apresentador de programas da Rádio CBN no estado, Teco Medina, abordou o tema O mercado brasileiro de hoje e no futuro. Em sua visão, é essencial que o país seja mais célere em ações de fortalecimento do mercado brasileiro. “No mundo de hoje, em que você compete com alguém, às vezes é mais importante fazer rápido do que fazer melhor, e o Brasil demora muito para fazer as coisas. A cada quatro anos o país para, há recessos, votações que não acontecem, projetos que são engavetados, coisas que vão ficando e nos dão a sensação de que estamos perdendo tempo”, observou.

Expressão

O cooperativismo capixaba apresenta números que refletem seu impacto significativo na economia do Espírito Santo. Atualmente, o estado conta com 112 cooperativas e cerca de 832 mil cooperados, um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior. Com 11,8 mil empregos diretos e uma movimentação econômica de R$ 14,8 bilhões, o setor representa 6,4% do PIB nominal capixaba. Quase 2 milhões de pessoas estão direta ou indiretamente conectadas ao modelo cooperativista, incluindo cooperados, colaboradores e suas famílias.

O movimento também se destaca nos mais diversos ramos de atuação, como o financeiro, segundo maior repassador de crédito rural no estado e o principal do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Entre 2021 e 2023, as operações de crédito cresceram 97%, e o crédito rural, 143%. No Ramo Saúde, a Unimed é a marca mais lembrada pelos capixabas, com mais de 300 pontos de atendimento e 49,3% do total de beneficiários de planos no estado. Além disso, as cooperativas capixabas foram responsáveis pela produção de mais de 2,7 milhões de sacas de café em 2023, o que contribui com aproximadamente 21% de toda a produção do estado e 24% da produção de conilon.

De acordo com o presidente do Sistema OCB/ES, Pedro Scarpi Melhorim, uma série de razões vem impactando positivamente os indicadores do movimento cooperativista. “A profissionalização da gestão e da governança das cooperativas, a diversificação de mercados, a inovação e a ampliação da infraestrutura são fatores que explicam esses aumentos. A chegada de novas cooperativas também contribuiu para essa escalada. Além disso, temos trabalhado para tornar o cooperativismo cada vez mais conhecido pela sociedade”, ressaltou.

Sistema OCB

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.