Ano Internacional das Cooperativas é lançado oficialmente na Índia
27/11/2024
A Conferência Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), realizou, na segunda-feira (25/11), o lançamento oficial de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, em Nova Delhi, na Índia. O evento deu destaque global para o impacto transformador do cooperativismo em prol do desenvolvimento sustentável e das comunidades ao redor do mundo. Representantes do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, gerente-geral; João Penna, analista de Relações Institucionais, e Enzo Ramos, trainee de Relações Internacionais e, também do Sistema OCB/DF e Sistema Ocemg acompanharam o evento que, reuniu lideranças de todo o mundo, autoridades governamentais e representantes da ONU.
Fabíola destacou que participar do lançamento do Ano Internacional das Cooperativas representou um momento de renovação para o compromisso do cooperativismo brasileiro com o desenvolvimento sustentável. “As cooperativas são a prova de que é possível unir prosperidade econômica, justiça social e cuidado com o planeta. Um reconhecimento global impulsiona o movimento a seguir transformando vidas e comunidades com o poder da cooperação”, afirmou.
Para João Penna, o lançamento foi um marco para reafirmar o papel transformador do cooperativismo em construir prosperidade para todos. “A proclamação do ano internacional é uma oportunidade única para fortalecer o potencial do cooperativismo em construir um futuro mais justo, sustentável e próspero”.
A cerimônia foi marcada por discursos inspiradores de representantes das Nações Unidas, como o secretário-geral António Guterres, que abordou o papel estratégico do modelo de negócios na promoção de uma economia mais inclusiva e sustentável. “As cooperativas demonstram a força da união para enfrentar desafios globais e impulsionam o desenvolvimento, combatem a pobreza, fortalecem a segurança alimentar, além de criar oportunidades econômicas em mais de 100 países ao redor de todo o mundo. Continuaremos a incentivar os governos a reconhecerem e apoiarem esse trabalho transformador”, declarou.
Wenyan Yang, chefe da divisão de Perspectiva Social sobre Desenvolvimento, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa), reforçou a relevância das cooperativas na construção de resiliência social em tempos de crise. “Esperamos que os países criem comitês nacionais para liderar o planejamento, coordenar atividades e estimular governos e parceiros sociais a promover e apoiar o cooperativismo. Desejamos que os ambientes de negócios nacional e internacional sejam aprimorados para fortalecer o movimento, suas boas práticas e lições aprendidas. As ações serão fundamentais para consolidar o cooperativismo e apoiar o desenvolvimento inclusivo previsto na Agenda 2030, em todos os países e por muitos anos”, disse.
O espírito de cooperação, pilar fundamental do movimento, foi ressaltado por Ariel Guarco, presidente da ACI. “Vamos consolidar nossa integração entre todos os setores, origens e culturas que representamos, formando um verdadeiro mosaico cooperativo, onde cada um conta, é valioso e contribui para a construção global dessa identidade que nos une mundialmente”, discursou.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, celebrou a tradição cooperativista do país e a escolha de Nova Délhi como sede de um momento tão significativo. Outros líderes, como o primeiro-ministro do Butão e o ministro da Cooperação da Índia, enfatizaram o papel das cooperativas na criação de oportunidades econômicas em comunidades rurais.
Sistema OCB