Adidos agrícolas visitam Sistema OCB e degustam produtos coop
02/12/2024
Entre os dias 25 e 29 de novembro, Brasília recebeu o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela ApexBrasil. O evento reuniu 40 adidos e 35 representantes do setor agropecuário, com o objetivo de estreitar laços e alinhar estratégias para ampliar as exportações do agronegócio brasileiro.
Representando o cooperativismo, o Sistema OCB participou de 18 reuniões e apresentou 40 pleitos, que reforçaram a importância dos adidos na abertura de novos mercados e na promoção dos produtos cooperativos. Os adidos possuem papel estratégico como interlocutores do Brasil em mercados externos e atuam na promoção e na proteção dos interesses agrícolas e comerciais do país.
No evento, essa conexão foi reforçada, com painéis técnicos e reuniões que proporcionaram diálogos diretos entre os adidos e os representantes do agro brasileiro. Para o Sistema OCB, a parceria é essencial. “A atuação dos adidos agrícolas é vital para o sucesso das cooperativas no mercado internacional. Eles nos ajudam a superar barreiras e a posicionar nossos produtos de alto valor agregado nos mercados mais exigentes”, ressaltou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Como parte da programação, os adidos foram recebidos na Casa do Cooperativismo, onde degustaram uma seleção de produtos produzidos por cooperativas, com vistas a demonstração da qualidade e a variedade da produção nacional. Os itens incluíram queijos, embutidos, carnes, laticínios, vinhos, espumantes, mel, castanhas e doces.
Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, destacou a relevância do modelo de negócios no cenário internacional. “O cooperativismo tem se provado eficiente e resiliente. A parceria com a ApexBrasil colabora para ampliar nosso alcance global. Representamos 4.509 cooperativas em 7 ramos e 52 segmentos econômicos. Desde 1970, contamos com o apoio governamental para nossas ações, como a parceria com o Banco Central e, além disso, já capacitamos 50 cooperativas em parceria com a ApexBrasil”, descreveu.
A coordenadora de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Caminha, enfatizou a importância da parceria com o Sistema OCB. “É uma honra receber as adidâncias para estarem mais próximas do setor produtivo. Temos vagas específicas para cooperativas em todas as feiras internacionais. Atualmente, 95 cooperativas participam, sendo que 81 já exportam, muitas com produtos de valor agregado, e não apenas commodities”, afirmou.
Luiz Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, também reconheceu o valor do cooperativismo na construção de uma estratégia nacional de exportação. “Como brasileiros, juntos, com argumentos técnicos, conseguimos ótimos resultados. Eu acredito no cooperativismo e o defendo, pois é um modelo de negócios que traz a essência de cooperar. O Mapa estará sempre de portas abertas para o cooperativismo”, disse.
Resultados
O trabalho conjunto entre o Sistema OCB, o governo federal, a ApexBrasil e os adidos agrícolas já colhe frutos. Em 2023, as cooperativas alcançaram um recorde de exportação que atingiu US$ 8,4 bilhões, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Esse desempenho representa 2,5% da pauta de exportações brasileiras e evidencia o potencial do cooperativismo como motor agente capaz de impulsionar as exportações nacionais.
Sistema OCB