MTE e Fundacentro divulgam lista de inscritos para seleção de agentes de Economia Popular e Solidária
07/02/2025
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) e da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), divulgou em 5 de fevereiro a lista de candidatas e candidatos inscritos na seleção de agentes do Programa Paul Singer. A publicação marca a primeira etapa do processo seletivo para 500 bolsas destinadas a Agentes de Economia Popular e Solidária no âmbito do projeto “Trabalho Digno, Justo, Seguro, Saudável e Solidário”.
Dos 9.703 candidatos inscritos, 8.734 tiveram suas inscrições validadas. Entre esses, 3.791 foram habilitados para a próxima fase, representando 43,4% do total de inscrições.
De acordo com o cronograma, o prazo para interposição de recursos vai de 6 a 8 de fevereiro. A análise dos recursos será realizada entre 10 e 13 de fevereiro, e a publicação da lista final ocorrerá em 14 de fevereiro. Os agentes selecionados atuarão em duplas nos estados e no Distrito Federal, mapeando iniciativas de Economia Popular e Solidária, fortalecendo empreendimentos baseados na autogestão e na cooperação, além de apoiar políticas públicas para o setor.
Este é o quarto processo seletivo vinculado ao Termo de Execução Descentralizada (TED), como parte do projeto “Trabalho Digno, Justo, Seguro, Saudável e Solidário”, que visa fortalecer a economia solidária e a justiça social no Brasil.
O Programa de Formação Paul Singer – Agentes de Economia Popular e Solidária é uma iniciativa da Senaes, vinculada ao MTE, em parceria com a Fundacentro. Além disso, a estratégia de formação e atuação dos agentes está alinhada à Política Nacional de Participação Social em Educação Popular nos Territórios, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que promove a formação de agentes por meio de diversos programas governamentais.
Nos estados, os agentes atuarão em duplas, articulando políticas públicas nos níveis municipal e estadual, apoiando iniciativas e registrando empreendimentos que seguem os princípios da autogestão, cooperação e solidariedade. Os agentes selecionados receberão uma bolsa de R$ 3.900,00.
A lista completa dos inscritos e a situação de cada candidato estão disponíveis aqui.
gov.br/trabalhoeemprego