Newsletter
Notícias

Sistema OCB participa de reunião do GT G20 da ACI

07/02/2025

O Grupo de Trabalho do G20 (GT G20) da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)  realizou, nesta quarta-feira (05), uma reunião estratégica para dar continuidade às iniciativas que tem como objetivo ampliar a presença do cooperativismo nos principais organismos multilaterais do mundo. Fabíola Nader Motta, gerente-geral da OCB, representou a entidade no encontro.

Para ela, os esforços de coordenação por parte da ACI são cruciais para a inserção do cooperativismo no cenário global. "Ao cooperarmos com os movimentos de outros países, conseguimos organizar o movimento e mostrar o seu verdadeiro tamanho nos fóruns internacionais multilaterais. Isso abre espaço para que as cooperativas atuem junto a seus governos nacionais para conquistar espaço para o nosso modelo de negócios”, disse.

O GT, criado para coordenar e aconselhar os países que assumem a presidência do G20, tem como missão garantir que o cooperativismo esteja inserido nas discussões globais, a partir da promoção do movimento e, também, da integração em agendas de impacto econômico, social e ambiental.

Em 2024, o Brasil foi presidente do grupo e desempenhou papel fundamental na articulação e na defesa dos interesses do cooperativismo nos debates realizados. Com a transição para a presidência da África do Sul, neste ano, o encontro serviu para compartilhar experiências, alinhar expectativas e traçar estratégias para a nova liderança.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação dos planos do Sistema OCB para a COP30, que será realizada no Brasil, em 2025. A presença do cooperativismo no evento que trata sobre mudanças climáticas é vista como estratégica para fortalecer a contribuição do setor para a sustentabilidade. O GT discutiu, ainda, a atuação do cooperativismo em outros fóruns multilaterais, como o G7, o que reforça a importância da representatividade do setor nessas esferas de decisão.

O encontro reafirmou o compromisso do GT da ACI em manter uma atuação coordenada para garantir que o cooperativismo seja reconhecido como um modelo econômico sólido e alinhado aos desafios globais. Com a liderança sul-africana, o grupo segue mobilizado para fortalecer a voz do cooperativismo no cenário internacional e promover a inclusão do setor nas discussões de alto nível, além de impulsionar soluções inovadoras para um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Sistema OCB

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.