Sistema OCB/ES homenageia Cooperáguia pelos 50 anos de história
17/02/2025
Cinquenta anos de história. A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Águia Branca (Cooperáguia) completou, neste ano, cinco décadas de uma trajetória que foi marcada pela oferta de serviços financeiros de qualidade, de forma personalizada e com base nos princípios e valores do cooperativismo.
Na manhã dessa sexta-feira (14/2), a cooperativa celebrou esse marco com uma solenidade promovida na sede do Grupo Águia Branca, em Cariacica (ES), que reuniu gestores, colaboradores, cooperados e membros da diretoria do grupo empresarial para relembrar o caminho trilhado e as principais vitórias alcançadas ao longo de todos esses anos.
O momento contou com a participação do diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira. A liderança cooperativista aproveitou a oportunidade para fazer a entrega de uma placa de homenagem à Cooperáguia, uma forma de valorizar e reconhecer toda a contribuição que a coop trouxe para o modelo de negócio.
“Eu me emociono quando falo da história, da garra, da organização e do profissionalismo da Cooperáguia, características que estão refletidas na sua longevidade. A história mostra o quanto essa cooperativa fez a diferença ao entregar muito mais do que serviços financeiros. Ela entregou a realização de sonhos para os seus cooperados. A Cooperáguia é exemplo para o cooperativismo de crédito capixaba”, disse o diretor.
O presidente da cooperativa, Gilberto Vieira, foi quem recebeu o item. Ele agradeceu o gesto, que ocorreu em nome de todo o time do Sistema OCB/ES. A ideia é que a placa possa compor a decoração da nova sede que a Cooperáguia inaugurou também durante a solenidade, um espaço moderno e preparado para receber os cooperados.
História de sucesso
A Cooperáguia foi constituída no dia 30 de janeiro de 1975, com 30 membros. Atualmente, ela já conta com mais de 12 mil cooperados, o que representa 70% do total de colaboradores do Grupo Águia Branca, que soma 19 mil profissionais. Para o seu presidente, Gilberto Vieira, um dos motivos que garantiram a continuidade e crescimento do projeto foi o cuidado com o seu público.
“Para nós, é uma festa saber que a nossa cooperativa de crédito, mesmo com tantos desafios, especialmente na realidade brasileira, chegou a esse marco. Uma trajetória que nos dá orgulho, de muita confiança e bastante conexão com os colaboradores do Grupo Águia Branca, ofertando serviços de conveniência, especialmente crédito mais barato e acessível, que chamamos de crédito sustentável”, explicou.
Quem viu de perto todos esses benefícios gerados e vivenciou essa história concorda com a fala. É o caso do acionista do Grupo Águia Branca e cooperado mais antigo em atividade da Cooperáguia, Décio Chieppe, que ingressou três anos depois da constituição do empreendimento, em 1978. Ele fala, com orgulho, da evolução da cooperativa.
“Quando comecei lá, no seu terceiro ano de existência, a cooperativa tinha uma estrutura mínima, o capital era muito pequeno e a capacidade de emprestar, também. Ao longo desse tempo ela construiu um time, uma área de atuação e conseguiu aprimorar a sua comunicação com o cooperado, trazendo mais facilidade. Hoje é uma cooperativa com muito mais potencial”, comentou.
Para o presidente do Grupo Águia Branca, Kaumer Chieppe, a presença e o trabalho da cooperativa dentro da empresa já são parte da sua cultura. De acordo com ele, ela é, inclusive, apresentada com um importante benefício para os colaboradores e, por esse motivo, recebe total apoio da organização.
“A Cooperáguia chegou aos 50 anos, e eu posso afirmar que ela contribuiu, tem contribuído e vai continuar contribuindo muito para o Grupo Águia Branca. Esse é um movimento dos colaboradores, que tem o nosso apoio por entendermos que ela traz muitos benefícios para o nosso time. Ela é uma entidade que tem um papel transformador e que contribui para realizar sonhos”, disse.
Para o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, as cinco décadas de atuação da cooperativa refletem a seriedade com que ela é liderada. “Sabemos que cada capítulo dessa história contou com personagens importantes, que levaram o trabalho a série e entenderam a relevância que a Cooperáguia adquiria a cada ano. Ver que ela chegou até aqui e ver que ela ainda vai muito mais longe nos emociona e alegra”, completou.
Sistema OCB/ES