Newsletter
Notícias

Federação das Cooperativas de Transporte de Cargas de São Paulo trabalha para o crescimento do setor no estado

17/02/2025

Com o objetivo de ter uma representação específica para os transportes de cargas de cooperativas no Estado de São Paulo surge a Federação das Cooperativas de Transporte de Carga para lutar pelo desenvolvimento das mesmas no estado.

O presidente da federação, Laudino Garcia Neto fala sobre a criação da federação: “A federação surgiu pelo fato de que em São Paulo não existe uma entidade específica do transporte de cargas, antes da criação da federação o transporte de carga fazia parte de organização onde estavam todos os tipos de transporte e afins.”

Segundo o anuário do cooperativismo referente a 2023 publicado pela OCB, o Brasil tem 790 cooperativas de transporte com 102.839 cooperados e com espaço para o seu crescimento e fortalecimento.

“As cooperativas de transporte não possuem a força que as cooperativas do agro possuem, mas estamos no caminho certo. Hoje temos cooperativas no Brasil inteiro, o Sudeste cresceu muito neste setor”, avalia Garcia.

Em 2019 o governo federal criou o Projeto Roda Bem Caminhoneiro que surge como uma iniciativa para promover a estruturação e o fortalecimento de um sistema cooperativo nacional para transportadores autônomos de cargas, entre outros.

“O Projeto Roda Bem Caminhoneiro criado no governo Bolsonaro ajudou muito na criação de cooperativas pelo Brasil e desde 2019 o número de surgimento de cooperativas de transporte só aumentou, e a tendência é aumentar mais”, disse Garcia, e ele continua: “Precisamos de ainda mais apoio do governo federal que não vem acontecendo no momento.”

Para Garcia, o cooperativismo “é a melhor saída para o desemprego e também a melhor forma para acabar com o desemprego e contribuir para tirar o trabalhador da informalidade”.


Redação EasyCOOP / Foto: Freepik

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.