Newsletter
Notícias

Cooperativas são reconhecidas com o Prêmio Destaque CRT

21/02/2025

Cooperativistas do Espírito Santo estiveram reunidos para participar do Prêmio Destaque CRT 2024, na manhã desta quinta-feira (20/2). Os 133 participantes puderam assistir a palestras e conhecer as 27 cooperativas que se destacaram no ciclo de 2023 (conclusão em 2024) da Certificação de Regularidade Técnica (CRT). O evento foi organizado pelo Sistema OCB/ES e ocorreu no Centro de Convenções de Vitória, na capital do estado. 

Veja as fotos do Prêmio Destaque CRT

O programa estimula boas práticas de gestão e governança no cooperativismo capixaba, aprimorando processos, aumentando a produtividade e ampliando a presença do modelo de negócio no mercado. Qualquer coop registrada no Sistema OCB/ES pode participar da iniciativa, que engloba ferramentas de acompanhamento desenvolvidas pelo Sistema OCB nacional e pensadas especificamente para atender às necessidades do cooperativismo.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, destacou a contribuição da CRT para a evolução das cooperativas capixabas. “O programa tem gerado excelentes frutos. Não se trata apenas de uma premiação, mas de uma ferramenta que utiliza diversos diagnósticos visando gerar resultados para os cooperados. Nosso trabalho é trazer cada vez mais cooperativas para dentro dessa iniciativa”, disse.

Uma preocupação constante do Sistema OCB/ES é manter a reputação e a credibilidade do movimento cooperativista. Por isso, a organização estadual tem dialogado com instituições parceiras para que elas reconheçam a importância das coops estarem regulares, e a CRT é um dos meios de assegurar essa conformidade. 

“Temos conversado com diversas federações, sindicatos e órgãos públicos para alertá-los sobre a importância de checarem a reputação das cooperativas com as quais fazem negócios e mantêm parcerias, observando se elas são registradas e certificadas. Daí a importância da nossa certificação”, explicou o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

O gerente de Desenvolvimento Cooperativista da organização estadual, Valdemar Fonseca, salientou que a CRT é uma indutora do desenvolvimento do coop capixaba. “É um processo que existe para tornar o cooperativismo mais competitivo. O mercado não vai comprar do cooperativismo somente por ele ser bonito e ter princípios. Ele adquire porque o nosso modelo de negócio é eficiente, e a certificação vem para ajudar as cooperativas a melhorarem os seus processos e resultados”, refletiu.

Portfólio de soluções do Sistema OCB Nacional

Após a abertura, a programação teve sequência com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB nacional, Débora Ingrisano, que veio de Brasília para participar do evento. Um dos temas abordados pela convidada foi o portfólio de soluções da Unidade Nacional, entre elas o AvaliaCoop, composto pelos diagnósticos Identidade, Desempenho, Governança e Gestão, Negócios e ESG.

De acordo com Ingrisano, é por meio de perguntas qualificadas que o Sistema OCB e suas organizações estaduais podem contribuir com a competividade das cooperativas. “Estamos desenvolvendo nossas soluções há 13 anos. Temos indicadores que comprovam que as perguntas dos diagnósticos que dão base à CRT são qualificadas. A dúvida é muito importante, pois é ela que nos une. Uma boa pergunta pode conduzir a um bom projeto e ao sucesso”, frisou.

A gerente também informou que a Unidade Nacional irá atualizar o seu Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativista, lançado em 2015. A previsão é que a nova versão seja divulgada ainda no primeiro semestre deste ano. No momento, o documento está em fase de consulta pública. “Uma das propostas é utilizar o termo ‘ecossistema cooperativista’, mais moderno, para definir o conjunto de atores do movimento cooperativista no Brasil”, pontuou.

O protagonismo do Sistema OCB/ES na aplicação de diagnósticos e no relacionamento com as cooperativas também foi pontuado pela palestrante. “O estado com a maior cobertura de cooperativas e indicadores potentes é o Espírito Santo. Temos muito mais dados aqui que em qualquer outro estado. O Sistema OCB/ES aplica todos os cinco diagnósticos da Unidade Nacional, o que nos orgulha”, revelou.

Por fim, Ingrisano convidou as coops capixabas a participarem do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025. As inscrições estarão abertas até o dia 25 de abril. Ela ainda lembrou que a ONU definiu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, devido ao papel preponderante que o modelo de negócio desempenha na economia e na sociedade.

“A nossa narrativa é que somos uma organização capitalista, empreendedora, orientada para resultados economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos, e ela é muito forte. A ONU está dizendo: pode ser que as cooperativas sejam a solução para os desafios globais”, concluiu.

Potencialidades econômicas e competitividade do ES

Pensar em novas possibilidades de investimento e negócios e conhecer o mercado local é fundamental para as cooperativas capixabas diversificarem e agregarem valor aos seus produtos e serviços. Por isso, o evento contou com uma palestra sobre “Potencialidades econômicas e competitividade do ES”, apresentada pela subsecretária de Estado de Desenvolvimento e conselheira do Carf, Rachel Freixo.

A palestrante compartilhou dados que revelaram o potencial econômico do estado. De acordo com o Sistema de Contas Regionais (SCR) de 2021 e o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), os três maiores setores econômicos com participação no PIB do estado são a indústria (57,2%), a agropecuária (4,5%) e o de serviços (57,2%).

“O cooperativismo é o elo de todos os setores produtivos do Espírito Santo. O estado tem uma vocação para o comércio exterior, e as cooperativas estão nesse mercado, exportando produtos e se comunicando com o mundo”, enalteceu.

Freixo também enfatizou o potencial do Espírito Santo em termos de logística e inovação, ampliado pela qualidade da sua gestão fiscal. Em 2024, repetindo o feito de 13 anos consecutivos, o estado foi Nota A na avaliação sobre a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e também no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

“Nossa nota A diz que temos capacidade de reinvestir, especialmente em infraestrutura. Somos o grande hub logístico do Brasil, o que é uma ferramenta extraordinária para os cooperados, especialmente os do Ramo Agropecuário”, destacou.

A subsecretária também ressaltou a capacidade de bioprospecção da economia capixaba. “Temos vocação climática para gerar energia solar, eólica e à base de bioresíduos. Temos condições de escoar esses combustíveis e energia a partir da nossa infraestrutura. Temos capacidade de trazer essa tecnologia com crédito acessível e de implementá-la em nossas produções. Nosso estado está atendo a tudo isso”, elencou.

Prêmio Destaque CRT

O momento mais aguardado do evento – o Prêmio Destaque CRT - foi introduzido pelo gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca. Ele explicou o funcionamento da premiação e os critérios levados em consideração, resultando em 27 cooperativas premiadas, distribuídas em três níveis. A seguir, saiba quais foram elas.

Nível 1

É destinado a cooperativas de menor porte, conduzidas por um processo de gestão simplificado. Esse nível utiliza o diagnóstico Identidade como ferramenta principal. No ciclo de 2024, quatro cooperativas se sobressaíram na certificação e foram premiadas:

  • Capil
  • Coopangio
  • Coopcastelo
  • Coopepi

Nível 2

É destinado às cooperativas gerenciadas por processos de gestão e governança com maior robustez. O nível utiliza o diagnóstico Governança e Gestão - que muitas coops conhecem como PDGC - como principal ferramenta de avaliação. No total, nove cooperativas se sobressaíram na certificação e foram premiadas:

  • Cooabriel
  • Coopesma
  • Nater Coop
  • Unimed Federação ES
  • Unimed Noroeste Capixaba
  • Unimed Norte Capixaba
  • Unimed Piraqueaçu
  • Unimed Sul Capixaba
  • Unimed Vitória

Nível 3

É destinado exclusivamente às cooperativas que fazem parte do Ramo Crédito. Neste nível, além da utilização do diagnóstico Gestão e Governança (o PDGC), também é considerada a Autoavaliação de Controle, Conformidade e Risco como critério. Nele, 14 cooperativas se sobressaíram na certificação e foram premiadas:

  • Cooperáguia
  • Cred-Ufes
  • Sicoob Central ES
  • Sicoob Conexão
  • Sicoob Coopermais
  • Sicoob Credirochas
  • Sicoob Sul
  • Sicoob Sul-Litorâneo
  • Sicoob Sul-Serrano
  • Sicredi Aliança
  • Sicredi Essência
  • Sicredi Interestados
  • Sicredi Serrana
  • Sicredi União

Remodelagem do prêmio

Agora é hora de as cooperativas se prepararem para uma nova etapa da CRT, pois o objetivo do programa é incentivar um processo de amadurecimento de gestão e governança cooperativista contínuo. A certificação foi aprimorada, e, a partir de 2026, a jornada passa a funcionar de uma nova forma.

Quem explicou a remodelagem foi o gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Valdemar Fonseca. Ele recordou que as duas premiações até então realizadas no estado davam destaque para as cooperativas que mais se engajavam na CRT. 

Os critérios levados em consideração na premiação deste ano, por exemplo, foram a data da finalização do questionário, a dedicação na adesão antecipada e preenchimento prévio, a evolução no amadurecimento das cooperativas na compreensão e qualidade dos seus processos, o engajamento na elaboração e execução do plano de melhorias, a preparação e recepção ao Sistema OCB/ES, a execução do plano de melhorias anterior e qualidade das evidências.

No novo formato, a avaliação será mais objetiva e científica, com base em indicadores concretos, por meio dos diagnósticos Identidade e Governança e Gestão. A proposta é elevar a média mínima para se obter a certificação, atualmente em 70%, para 75% em 2026. O resultado será uma média simples dos índices obtidos nas duas ferramentas.

“A cooperativa que tiver menos de 50% em algum dos índices não conseguirá se certificar. Ela deverá alcançar pelos menos essa média em cada diagnóstico”, alertou Fonseca.

Para 2025, a organização estadual incentiva as cooperativas a participarem do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão do Sistema OCB Nacional. Em 2026 ocorrerá o Prêmio Destaque CRT: Excelência em Gestão, já reformulado.

De acordo com a proposta, as autoavaliações poderão ser feitas de janeiro a abril. Entre maio e julho, as evidências serão analisadas pela FNQ. De julho a setembro ocorrerão as visitas técnicas de avaliação. As devolutivas e recursos estão previstos para outubro e novembro, e a premiação está programada para dezembro. 

Parceria oferta planos de saúde atrativos para as coops

Ao final do evento foi lançada uma parceria entre o Sistema OCB/ES e as Unimeds Vitória e Sul Capixaba, visando à oferta de planos de saúde atrativos às cooperativas instaladas nos municípios presentes nessas áreas de atuação. 

O público inicial beneficiado por essa ação de intercooperação são os cooperados e os colaboradores das cooperativas capixabas. Para que possam acessar o benefício, elas precisarão estar com o seu registro regular no Sistema OCB/ES. 

“No futuro, espera-se que essa parceria seja ampliada para os agregados”, informou o diretor de Mercado da Unimed Vitória, Dr. Dejair Cordeiro. “Apostamos muito nesse projeto e reconhecemos a legalidade do Sistema OCB/ES para gerir o acordo. Vai ser um prazer fazer parte dessa jornada, facilitando o acesso à saúde suplementar para as cooperativas”, completou.

O vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Bruno Machado, também participou da apresentação da parceria. Ele compartilhou dados sobre a cooperativa médica, atualmente com mais de 104 mil clientes. Machado ainda destacou a contribuição do Sistema OCB/ES para as diversos certificações e reconhecimento já obtidos pela coop, por meio de capacitações e outros investimentos.

O lançamento e o evento foram finalizados com a assinatura simbólica da parceria entre o Sistema OCB/ES e a Unimed Vitória.

Sistema OCB/ES / Foto: Sistema OCB/ES

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.