Protegendo seus bens: por que contratar um seguro residencial?
20/03/2025
Em 2024, notícias de desastres climáticos dominaram a mídia mundial. Com o aquecimento global, a tendência de alagamentos, enchentes e incêndios está cada vez mais alta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, mais da metade do território Sudeste corre riscos grandes ou perigosíssimos de incêndio. Além disso, a Casa Civil do Estado de São Paulo indicou 193,6 mil ocorrências de roubo ou furto no Estado durante o ano de 2024.
Contudo, dados coletados pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apontam que apenas 17% da população brasileira contam com um seguro residencial. Elismara Prado, assessora de Negócios do Sicredi, realça a importância de adquirir um plano de seguro residencial, e sua viabilidade de contratação.
Custo
Quando comparado ao montante do imóvel segurado, o seguro residencial tem custo baixo. “A quantia paga pelo contratante alcança cerca de 0,1 a 0,2% do valor do imóvel, e varia conforme o plano contratado. O seguro residencial se torna, então, comparativamente muito mais barato que o seguro automóvel, que é um bem de menor valor, mas com custo de seguro considerável, por exemplo”, afirma
Elismara Prado entende que, por o pacote de coberturas oferecidas por um seguro residencial contar com auxílios diversos, “ele é capaz de proteger não apenas um imóvel, mas os bens de consumo do segurado”. O atendimento, tanto para imprevistos quanto em caso de sinistro, é feito por uma central disponível durante as 24 horas do dia.
Coberturas
Dentre as coberturas oferecidas por um seguro residencial estão casos de incêndio, raio e explosão, além de coberturas complementares, que podem ser acionadas em caso de vendaval, roubo ou furto, arrombamento e danos elétricos.
Além disso, cada seguradora oferece assistências conforme o plano adquirido, e pode providenciar desde serviços de chaveiro, eletricista e encanador a limpeza de filtros de ar-condicionado, afirma Elismara.
A dona de casa Marilda Aparecida Matos Rocha, de Taubaté, relata sua experiência ao acionar o seguro residencial: “Há quase um ano, precisei da assistência em duas situações. A primeira foi com encanador e depois para um reparo de ar-condicionado. Ligamos e o agendamento foi muito ágil. Um profissional excelente e muito prestativo veio nos atender”, elogia.
A assessora de Desenvolvimento de Negócios, Produtos e Serviços do Sicredi informa que “o pacote de coberturas e valores é definido junto com o segurado no momento da contratação”, e é personalizado de acordo com a necessidade de cada um. Em caso de imóvel alugado, também é possível contratar um seguro, com o seu proprietário sendo o beneficiário em caso de indenização. Um seguro residencial pode ser personalizado para casas de veraneio, aluguel de temporada, imóvel de madeira e imóvel localizado em zona rural.
Assessoria de Imprensa