Cooperfrente é a primeira cooperativa de MT a aderir ao programa Vigia Mais MT com apoio do Sistema OCB/MT
21/03/2025
A Cooperfrente, Cooperativa de Trabalho com sede no munícipio de Cuiabá, tornou-se pioneira a aderir ao programa Vigia Mais MT com a orientação e apoio do Sistema OCB/MT, o programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT). A formalização da parceria, com a assinatura do termo de cooperação, que finalizou o processo de habilitação para a participação e o recebimento das câmeras de videomonitoramento, ocorreu nesta quarta-feira (12), em evento que contou com a presença da presidente da Cooperfrente, Verônica Ribeiro, do diretor executivo da cooperativa, Eder Vargas, da analista do ramo Crédito do Sistema OCB/MT, Karine Gomes Machado, e do 2° Sargento da PM, Fernando Gomes Alves, da gerência de videomonitoramento da SESP-MT.
O programa Vigia Mais MT tem como objetivo fortalecer a segurança pública por meio da instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos, visando auxiliar no combate à criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população.
"A adesão ao Vigia Mais MT representa um importante passo para a Cooperfrente, que busca contribuir para a segurança da comunidade onde está inserida", destaca Verônica Ribeiro, presidente da cooperativa. "Enxergamos nesse projeto o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Assim, ele não se limita à segurança individual, mas também a segurança de toda a comunidade. É o zelo e o cuidado que buscamos em nosso dia a dia, tanto no trabalho quanto na sociedade.”
O Sistema OCB/MT tem desempenhado um papel fundamental no processo de adesão da Cooperfrente ao programa, oferecendo o suporte e a orientação necessários. "A participação das cooperativas fortalece a rede de colaboração entre o poder público e a sociedade civil, aumentando a confiança e garantindo que as ações de segurança pública sejam mais eficientes e alinhadas às necessidades da comunidade", afirma Karine Gomes Machado, analista do Sistema OCB/MT. "Com a presença das cooperativas no programa, Mato Grosso pode alcançar resultados mais eficazes no combate à criminalidade, promovendo um ambiente mais seguro para os empreendimentos, o desenvolvimento econômico e o bem-estar das famílias."
Karine também ressaltou o apoio do Sistema OCB/MT às cooperativas. "Oferecemos o suporte de um profissional que atua diretamente na orientação e no acompanhamento de todo o processo de credenciamento. Esse apoio contínuo facilita o acesso das cooperativas ao programa, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas corretamente e que os benefícios sejam plenamente aproveitados."
Além da Cooperfrente uma cooperativa de crédito registrada no Sistema OCB-MT, já está em fase final do processo de credenciamento, aguardando o agendamento para a retirada das câmeras que serão instaladas na sede e nas filiais localizadas em 5 municípios diferentes no estado de Mato Grosso. Isso demonstra o compromisso da cooperativa com a segurança pública e o apoio à implementação do Vigia Mais MT.
O 2º sargento da PM Fernando Gomes Alves, da gerência de videomonitoramento da SESP-MT, enfatizou a importância da parceria com a Cooperfrente e o Sistema OCB/MT para o sucesso do programa. "Acreditamos que a união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para construirmos um estado mais seguro para todos", afirmou.
A iniciativa da Cooperfrente demonstra o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento social e a segurança da comunidade, reforçando o papel das cooperativas como agentes de transformação e promotoras do bem-estar coletivo.
A expectativa futura é de que mais cooperativas se engajem e participem do programa, ampliando a rede de colaboração com o governo estadual e fortalecendo a segurança pública em mais regiões do estado. O objetivo é que, à medida que mais cooperativas se envolvem, a abrangência e a eficácia do programa aumentem, beneficiando um número maior de comunidades e contribuindo para um ambiente mais seguro para todos.
Assessoria de Imprensa Sistema OCB/MT