Cooperativismo fortalece turismo sustentável em Minas Gerais
26/03/2025
Viajar por Minas Gerais é mergulhar em histórias, paisagens e saberes que revelam o potencial de um turismo com identidade e pertencimento. Em muitas cidades, essa riqueza já movimenta a economia, mas há espaço para ampliar a organização do empreendedorismo coletivo, enquanto catalisador da geração de trabalho, renda e oportunidades. Para isso, é essencial investir em infraestrutura, parcerias e planejamento estratégico de longo prazo. É nesse contexto que se insere o +Coop Desenvolvimento Sustentável, principal programa de transformação socioeconômica do Sistema Ocemg, que passou a incluir o turismo entre suas frentes de atuação.
“O turismo pode impulsionar a economia, mas para isso é preciso organização dos vários atores locais, educação cooperativista e formação gerencial, além de um modelo que envolva a comunidade a partir de um grande objetivo comum”, destaca Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg. “O +Coop viabiliza essa construção coletiva, conectando diferentes setores e promovendo um desenvolvimento equilibrado, inclusivo e sustentável.”
A proposta da Casa do Cooperativismo Mineiro é fortalecer atividades que gerem trabalho e renda, valorizando as vocações locais com base nos princípios cooperativistas e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa voltada ao segmento turístico começou a ser implementada este ano, envolvendo cooperativas, entidades parceiras, poder público e comunidade na estruturação da atividade como motor do desenvolvimento local ou regional, por meio da capacitação, da organização da cadeia produtiva e do fortalecimento das identidades locais.
“A experiência do +Coop mostra que, com planejamento e cooperação, o turismo pode se tornar uma alternativa concreta de crescimento para diversas cidades”, reforça Sayar. “O envolvimento das comunidades e a articulação entre os diversos parceiros são fundamentais para transformar essa atividade em uma real oportunidade de desenvolvimento, com valorização das culturas e tradições locais.”
Turismo cooperativo em Três Marias
Em Três Marias, conhecida pelo turismo de pesca esportiva, o programa identificou oportunidades e desafios para consolidar a atividade como pilar estratégico da economia local. A mobilização de cooperativas, lideranças e parceiros tem sido essencial para ampliar as perspectivas de crescimento sustentável no setor.
O Sicoob Aracoop, prioneiro da implantação do Programa +Coop Desenvolvimento Sustentável, em 2018, com atuação destacada na cadeia da piscicultura, agora está articulando a chegada do +Coop Turismo no município. A iniciativa surgiu a partir da escuta ativa dos cooperados e da comunidade local, que expressaram o desejo de atrair mais visitantes para a região. “Identificamos vontade e potencial, mas faltava um plano estruturado. Buscamos o apoio do Sistema Ocemg para construir esse caminho com metodologia e foco no desenvolvimento local”, afirma Euder Freitas, gerente regional de negócios do Sicoob Aracoop.
Além da articulação institucional, a cooperativa fomenta o empreendedorismo, oferecendo soluções financeiras adaptadas à realidade da região. “Oferecemos mais do que crédito. Desenvolvemos produtos alinhados à capacidade dos cooperados, para manter os recursos circulando na comunidade e promover um crescimento inclusivo”, complementa.
Tradição e turismo caminhando juntos
Entre as oportunidades mapeadas, destaca-se o turismo de pesca, as visitas à “Prainha” e à comunidade de Andrequicé — citada no romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa —, que preserva um rico patrimônio cultural. “O local mantém vivas tradições como as Folias de Reis, Pastorinhas, bordadeiras e benzedeiras, além de conservar bens culturais como a Capela Nossa Senhora das Mercês e o Museu Manuelzão”, relata Sayar. “O fortalecimento do Turismo de Base Comunitária na região pode gerar impactos positivos tanto para os moradores quanto para a experiência dos visitantes.”
O programa continuará acompanhando o avanço dessas frentes em Três Marias e também em Sacramento — onde também foram realizadas visitas técnicas no início desse ano —, oferecendo suporte à estruturação do turismo e à integração de iniciativas que promovam crescimento econômico e valorização cultural. A partir dessa experiência, o +Coop Desenvolvimento Sustentável reafirma sua proposta de criar modelos replicáveis em outras cidades, sempre com base na cooperação e na sustentabilidade.
Sistema Ocemg