Primeiras formações do Sescoop/AL do mês de abril são realizadas
02/04/2025
No horário da manhã, ocorreu a formação “Aspectos Fiscais e Tributários para Cooperativas” e no período da tarde, o curso de Conselho Fiscal. Ambos ministrados pelo instrutor, especialista em contabilidade e finanças e mestre em administração e controladoria, Frederico Joffily. As formações aconteceram no hotel Jatiúca, em Maceió. O objetivo da formação “Aspectos Fiscais e Tributários para Cooperativas” foi apresentar os fundamentos e os principais aspectos contábeis e tributários das cooperativas, além das boas práticas na transparência financeira das entidades. Já o curso de Conselho Fiscal, mostrou os fundamentos, a responsabilidade e os limites de atuação do Conselho Fiscal. “São duas formações com temáticas essenciais para o cooperativismo. A participação foi excelente. Não só das pessoas que têm visivelmente mais experiência, mas também daquelas mais novas. Acredito que essas formações foram muito proveitosas para todos”, disse Frederico.
Os eventos reuniram cerca de 40 pessoas entre cooperados, dirigentes e empregados de cooperativas alagoanas, além da comunidade. Nos intervalos dos cursos, o Sescoop AL sorteou exemplares do livro “O futuro é Coop”, da escritora Martha Gabriel. “Esses cursos são importantes para gente porque nosso conselho fiscal é novo e não temos tanto conhecimento e prática. As formações já nos ajudaram muito”, afirmou a secretária da Coopaíba, Danielly Moraes.
“Estamos passando por mudanças e queremos investir em capacitações para entender cada vez mais sobre cooperativismo. A visita do Sescoop Alagoas a nossa cooperativa nos incentivou e motivou a participar. Nove pessoas vieram de Palmeira dos Índios para as formações”, destacou a secretária executiva da Carpil, Rebeca Taveiro.
“Essas formações são de extrema importância para que os cooperados e empregados de cooperativas entendam sobre a estrutura de uma sociedade cooperativa, compreendam as leis que regem o nosso tipo de organização e os fundamentos e limitações de atuação dos conselhos. Esses cursos oferecem suporte para o desenvolvimento das cooperativas alagoanas”, relatou a analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Kelly Rodrigues.
Em breve, novas formações serão divulgadas. Todos os temas foram determinados a partir do plano de trabalho 2025, que foi elaborado após as oficinas de planejamento, realizadas no segundo semestre do ano passado. “Durante as oficinas pudemos ouvir as cooperativas e receber as demandas delas foi imprescindível para que construíssemos o nosso plano de trabalho, o qual está em plena execução com visitas às cooperativas e aplicações de Diagnósticos e Soluções do Sistema OCB”, explicou o interventor Fernando Fernandes.
Sistema OCB/AL