Newsletter
Notícias

Cana Summit: Sistema OCB apoia crédito para setor sucroenergético

03/04/2025

Cana Summit 2025 reuniu lideranças do setor sucroenergético para debater os desafios e oportunidades da produção canavieira no Brasil, nos dias 2 e 3 de abril, em Brasília. O evento contou com a presença da superintendente do Sistema OCB e presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Tania Zanella, que pôde participar de discussões sobre políticas públicas e inovações para o segmento.

Realizado pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), maior representante de canavicultores do Brasil e do mundo, o Cana Summit se destaca por reunir mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, distribuídos em 35 associações.

Durante sua participação, Tania Zanella ressaltou a importância do cooperativismo para o fortalecimento da cadeia produtiva da cana e a necessidade de um ambiente regulatório estável para garantir a competitividade. “O setor sucroenergético é um dos motores da nossa economia, e não gera apenas empregos e movimenta indústrias, mas também contribui, diretamente, para a segurança energética e a sustentabilidade do país”, disse.

Ainda segundo a superintendente, “o Brasil é referência mundial na produção de açúcar e etanol, mas para manter essa posição e ampliar sua competitividade, é necessário um ambiente regulatório estável e políticas públicas que fortaleçam o produtor de cana”.

Tania também destacou o papel fundamental da bioenergia na transição para uma economia mais limpa e sustentável. “O etanol de cana é um exemplo de inovação aliada à responsabilidade ambiental. É uma solução limpa, renovável e estratégica para a descarbonização da nossa matriz energética”, declarou.

Em sua fala, ela pontuou ainda três aspectos essenciais para fortalecer o setor canavieiro no Brasil: a previsibilidade regulatória, que permite aos produtores planejamento de seus investimentos com segurança; estímulos à bioenergia, que amplia o incentivo ao etanol e à bioeletricidade como alternativas sustentáveis e estratégicas para o país; e crédito acessível e desburocratizado, especialmente voltado à inovação, investimento e expansão da produção.

“Nosso compromisso, tanto no Sistema OCB quanto no Instituto Pensar Agropecuária (IPA), é justamente o de fomentar o diálogo, construir pontes e buscar soluções para fortalecer o setor canavieiro. Sabemos que a melhor maneira de fazer isso é por meio da intercooperação entre produtores, cooperativas e poder público”, concluiu Tania.


Sistema OCB

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.